Suíça anuncia doações ao Fundo Amazônia

No evento de abertura do Fórum Brasil-Suíça de investimentos, realizado em Brasília nesta quarta-feira (5), representantes do governo suíço revelaram que o país contribuirá financeiramente com o Fundo Amazônia. Esses recursos serão direcionados para a proteção do meio ambiente e o combate ao desmatamento no bioma.

Embora os valores exatos das doações não tenham sido divulgados, Guy Parmelin, conselheiro suíço nas áreas de Economia, Educação e Pesquisa, afirmou que as primeiras contribuições devem ocorrer nas próximas semanas.

Em suas redes sociais, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que também participou da cerimônia de abertura, expressou gratidão pelo auxílio do governo suíço. Alckmin ressaltou a importância da Suíça como um dos dez maiores investidores no Brasil, com 660 empresas instaladas no país, e destacou o entusiasmo em relação às perspectivas de doações para o Fundo Amazônia.

Fundo Amazônia
Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

O Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), utiliza os recursos para promover ações de sustentabilidade e combater o desmatamento na região. Além das doações provenientes da Suíça, o Fundo tem previsão de receber contribuições dos Estados Unidos, Noruega, Alemanha e Reino Unido.

Criado em 2008, o Fundo Amazônia funciona como uma forma de crédito que outros países concedem ao Brasil em reconhecimento aos resultados positivos de suas políticas ambientais.

*Com informações da Agência Brasil

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

10 espécies que correm risco de extinção destacadas em 2026

Lista internacional destaca 10 espécies em risco extremo e revela como a biodiversidade ameaçada reflete os impactos da ação humana.

Geleira da Groenlândia sofre rupturas inéditas após décadas de aquecimento

Fraturas inéditas e drenagens abruptas revelam instabilidade crescente em geleira da Groenlândia, impulsionada pelo avanço do aquecimento global.

Brasil: câmeras em ação e a democracia na cabeça

"A democracia não se defende só com voto —...

Das veias abertas ao protagonismo amazônico

"A transformação brasileira pode manter tudo o que temos...

Enfim, destravou o acordo UE–Mercosul. E como isso afeta a ZFM?

“A síntese é esta: o Acordo UE–Mercosul mexe no...