No combate aos microplásticos, cientistas descobrem aliado surpreendente: o quiabo

Cientistas descobriram que extratos do quiabo podem ser eficientes para despoluir a água e capturar os microplásticos que se tornam um problema grave para o meio ambiente e para a saúde das pessoas

O quiabo é uma daquelas comidas “polêmicas”, tem quem ame e quem odeie este alimento pegajoso e muito usado na culinária brasileira. Mas, uma descoberta pode fazer todo mundo gostar mais de quiabo: cientistas afirmam que ele pode ser uma alternativa eficiente e ecológica para combater a poluição por microplásticos.

Pesquisadores da Tarleton State University, no Texas, EUA, demonstraram que extratos vegetais de alimentos, especialmente os de quiabo, têm o poder de remover microplásticos de águas residuais.

Vale lembrar que recentemente, cientistas identificaram pela primeira vez a presença de microplásticos no sangue humano e um dos caminhos para que estas partículas entrem no nosso corpo é justamente a água que bebemos.

beber água
Foto: Engin Akyurt | Unsplash

Microplásticos na água?

Um dos processos usados para remover microplásticos da água adicionar floculantes ou produtos químicos pegajosos que atraem microplásticos e formam grandes aglomerados, que afundam e podem então ser removidos da água.

A pesquisa realizada por cientistas da Tarleton State University busca justamente encontrar alternativas mais saudáveis ao floculante que é normalmente usado, a poliacrilamida, um gel à base de combustível fóssil que também é tóxico para o consumo humano.

Pesquisadores da equipe da Dra. Rajani Srinivasan estavam estudando a eficiência de extratos vegetais de alimentos para remover poluentes têxteis de águas residuais e decidiram testar seu uso para a remoção de microplásticos.

microplástico
Foto: Fly D | Unsplash

Os resultados mostraram que descobriram que os floculantes à base de plantas eram tão bons ou melhores do que os produtos químicos. “Esses materiais são ecologicamente corretos e não tóxicos. Não adicionam nenhum material tóxico à água, por isso são seguros para o ecossistema”, disse Rajani.

A cientistas e alunos de graduação e mestrado em ciências ambientais testaram extratos de 7 plantas: feno-grego, cacto, babosa, quiabo, tamarindo e psyllium.

quiabo
Foto: Pixabay

Quiabo contra microplásticos

Depois de testarem os extratos das 7 plantas separadamente e em diferentes combinações, a conclusão é que os polissacarídeos do quiabo funcionavam melhor. A combinação de quiabo com extrato de feno-grego foi a melhor para limpar água dos oceanos e a combinação de quiabo com tamarindo funcionou melhor para amostras de água doce.

quiabo microplásticos
Microplásticos em fluculante à base de extrato de quiabo, durante experimento em laboratório. Foto: Rajita Bhuju | Tarleton State University

Além de não serem nocivos à saúde, os floculantes à base de plantas podem ser implementados em processos de tratamento de água existentes. “Todo o método de tratamento com materiais não tóxicos usa a mesma infraestrutura”, disse o Dr. Srinivasan. “Não precisamos construir algo novo para incorporar esses materiais para fins de tratamento de água.”

A cientista e sua equipe continuarão adaptando as proporções e combinações para otimizar a remoção de diferentes tipos de microplásticos de uma variedade de fontes de água. 

Entre os próximos passos da pesquisa está ampliar o processo de remoção em estudos de campo fora do laboratório e encontrar maneiras de comercializar o método e remover microplásticos da água em escala industrial.

quiabo
Foto: Pixabay

Fonte: CicloVivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O imposto muda de endereço. E como fica o interior do Amazonas?

“A reforma tributária altera a distribuição das receitas e exige que governo, prefeituras e setor produtivo organizem desde já o financiamento do desenvolvimento nos municípios”.

Abraciclo lança guia para orientar uso seguro de veículos elétricos de duas rodas nas cidades brasileiras

"Publicação reúne recomendações sobre segurança viária, regras de circulação...

Adalberto Luís Val, um cientista que ajuda o mundo a compreender a Amazônia

“Reconhecido internacionalmente, pesquisador do Inpa construiu uma trajetória que...