Projeto suspende decreto de regularização de imóveis federais na Amazônia Legal

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 11/21 suspende decreto do governo federal que especificou os procedimentos a serem observados para a regularização fundiária de áreas rurais da União situadas na Amazônia Legal. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta de suspensão é do deputado João Daniel (PT-SE) e outros 4 parlamentares. Ele afirma que o Decreto 10.592/20 deveria apenas regulamentar a Lei 11.952/09, que trata da regularização fundiária na Amazônia Legal, mas acabou criando regras novas, não previstas na norma.

Dep. João Daniel (PT - SE)
João Daniel: decreto não corrige problemas apontados pelo TCU

Para o deputado, as regras “podem trazer sérios prejuízos na entrega do patrimônio público sem transparência”, sem beneficiar quem realmente aguarda a regularização.

O parlamentar também disse que o decreto não enfrenta os problemas encontrados pela fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) no Programa Terra Legal, entre eles a falta de providências para a recuperação de áreas irregularmente ocupadas e o comércio ilegal de terras na região amazônica. O Terra Legal foi criado para regularizar terras públicas federais na Amazônia Legal.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Nova espécie de peixe é descoberta no Amapá e já pode entrar na lista de ameaçados

Nova espécie de peixe encontrada no Amapá vive em apenas três locais conhecidos. Pesquisadores alertam para ameaças ao habitat.

Quando a violência digital entra na vida dos nossos filhos

“Aliciamento, chantagem e estímulo à autolesão exigem uma resposta...

690 mil árvores por dia: a estimativa que separa o desmatamento de Bolsonaro e de Lula

Desmatamento na Amazônia: estimativa aponta perda de 690 mil árvores a mais por dia sob Bolsonaro do que nos três primeiros anos do atual governo Lula.

Pagar mais para não comprar americano: o “Buy Canadian” volta e reorganiza as gôndolas

Com a disputa comercial entre Canadá e Estados Unidos de volta e mais quente do que nunca, a origem do produto passou a pesar mais que o preço, e o varejo já redesenhou a prateleira. O que isso ensina a quem vende com a Amazônia no rótulo?