Programa no AM apoia unidades de conservação contra a Covid-19

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lança, nesta sexta-feira (05/02), o Programa Emergencial de Combate à Pandemia nas Unidades de Conservação do Amazonas. O objetivo geral é apoiar os municípios no enfrentamento da Covid-19 entre populações tradicionais e moradores de Unidades de Conservação (UCs) do Estado.

Por meio do Programa Emergencial, a Secretaria do Meio Ambiente dará apoio operacional e logístico às prefeituras na imunização de comunidades ribeirinhas, tradicionais e indígenas que estão localizadas em UCs sob gestão da Sema.

Para sua implementação, a iniciativa conta com recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), que serão convertidos para apoiar comunidades da capital e de outros 29 municípios do interior do estado.

De acordo com o secretário titular da Sema, Eduardo Taveira, serão beneficiados municípios-polo, que funcionam como referência de atendimento para populações residentes em UCs e no entorno de áreas protegidas.

“Desde o início da pandemia, a Secretaria do Meio Ambiente tem acompanhado o avanço dessa segunda onda nas Unidades de Conservação Estaduais. Temos dado todo o suporte junto aos gestores dessas áreas e, agora, estamos organizando esse pacote de apoio emergencial. A ideia é que a gente tenha um conjunto de ações integradas e rápidas de pronto-atendimento junto às comunidades, evitando um impacto maior em populações mais vulneráveis”, disse.

Na lista de cidades estão: Manaus, Apuí, Barcelos, Beruri, Borba, Canutama, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Iranduba, Itapiranga, Jutaí, Lábrea, Maués, Manicoré, Maraã, Novo Airão, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Nhamundá, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, Tefé e Tapauá.

Estão previstos apoios no transporte de vacinas e profissionais da saúde para as comunidades, bem como assistência no traslado de ribeirinhos para municípios-sede, na aquisição de combustível para lanchas, entre outras ações. Para tanto, as secretarias municipais de Saúde podem contactar a Sema para traçar, em conjunto, as estratégias de atendimento nas áreas protegidas.

Associações-mãe de Unidades de Conservação e Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam em Ucs do Estado também podem requisitar apoio da Secretaria para ações voltadas ao combate à Covid-19, por meio do e-mail [email protected]. Mais informações podem ser requisitadas pelo telefone (92) 98253-0500.

Fundo Emergencial 

A Sema está em processo de finalização de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) junto ao Fundo Nacional para a Biodiversidade (Funbio), prevendo a criação de um Fundo Emergencial exclusivo para ações contra a Covid-19 no Amazonas.

A parceria prevê a implementação de atividades de suporte à estruturação de unidades de saúde da rede pública nas UCs, assistência social e prevenção à Covid-19 nas comunidades tradicionais do estado. A previsão é que o acordo seja assinado ainda neste mês.

Fonte: Jornal do Commercio – JCAM

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A próxima fronteira da indústria brasileira

Verticalizar cadeias produtivas, fortalecer a indústria nacional de componentes...

O sonho, o tombo e a virtude do mundo real

"A derrota da Seleção Brasileira dói porque rompe uma...

Quando faltam dados, sobra incerteza na Amazônia

"Estamos concentrados no que não interessa, para não olharmos...

Relatório dos EUA sobre aquecimento global distorce ciência, diz pesquisador

Aquecimento global: cientistas rebatem relatório dos EUA e reforçam evidências do papel humano nas mudanças climáticas.

IA faz emissões das big techs dispararem e ameaça metas climáticas

IA eleva emissões das big techs com expansão de data centers, maior consumo de energia e uso intensivo de concreto e aço.