A prestação de contas: um compromisso sagrado com o contribuinte

“A prestação de contas não é apenas um dever. É, sobretudo, uma oportunidade de reafirmar a confiança do cidadão nas instituições públicas. Trabalhemos juntos, pois a responsabilidade com o dinheiro público é um compromisso que interessa a todos nós, e dele depende o futuro do Amazonas e de sua gente”

A Prestação de Contas Anual (PCA) é muito mais do que uma obrigação legal prevista em nossa Constituição. Ela é, acima de tudo, um compromisso ético, sagrado e inegociável dos gestores públicos com a sociedade. A transparência na administração pública é um pilar fundamental para assegurar que os recursos pertencentes ao contribuinte sejam utilizados de forma eficiente, responsável e voltada para o bem-estar coletivo.

No exercício de 2024, os gestores dos órgãos públicos jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) têm até o dia 31 de março de 2025 para enviar a Prestação de Contas Anual, exclusivamente por meio do Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), disponível em dec.tce.am.gov.br. Esse processo permite que o TCE-AM cumpra sua missão de auditar e fiscalizar o uso dos recursos públicos, garantindo que sejam aplicados em prol da cidadania e do desenvolvimento sustentável.

Como conselheira-presidente deste Tribunal, quero reforçar que a prestação de contas é uma demonstração inequívoca de respeito ao dinheiro público e à confiança que a sociedade deposita em seus gestores. Trata-se de uma oportunidade para cada administrador mostrar que a legalidade, a legitimidade e a economicidade pautaram suas ações durante o exercício de suas funções.

Nossos esforços pela transparência e responsabilidade

O TCE-AM, cumprindo seu papel institucional, tem se empenhado em oferecer todas as condições para que os gestores públicos realizem esse compromisso com excelência. Disponibilizamos treinamento contínuo, qualificamos tecnicamente os servidores responsáveis por essa obrigação e implementamos tecnologias avançadas que permitem uma auditoria criteriosa e ágil.

prestação de contas

Esses investimentos asseguram que o processo de prestação de contas seja não apenas um ato burocrático, mas uma ferramenta concreta de transparência e controle social. Além disso, estamos instrumentalizados para identificar irregularidades e adotar as medidas cabíveis nos casos em que se verifique mau uso ou desvio de recursos públicos.

Transição de gestões municipais e a continuidade da transparência

Com o início de novas administrações municipais após as eleições de 2024, reforçamos a importância de que os gestores em final de mandato cumpram rigorosamente as determinações da Resolução nº 11/2016-TCE/AM, que regulamenta a transição de mandatos. Essa norma assegura que os novos prefeitos, especialmente nos 38 municípios do Amazonas que contarão com novos administradores em 2025, recebam informações financeiras, fiscais e administrativas de maneira organizada e transparente.

Leia aqui os últimos artigos de Yara Amazônia:

Por meio de campanhas informativas e orientação técnica, estamos ajudando as Comissões de Transição Municipais a garantir que as prestações de contas reflitam a continuidade da gestão pública e atendam aos prazos legalmente estabelecidos.

Um compromisso com os mais humildes

Quero encerrar este ensaio com um apelo aos gestores públicos: lembrem-se de que o compromisso de vocês vai além das obrigações legais e administrativas. Ele diz respeito, sobretudo, às pessoas que mais precisam do poder público, especialmente as mais humildes, que confiam e dependem do Estado para garantir condições dignas de vida.

O Tribunal de Contas do Amazonas está de portas abertas para colaborar com os gestores que se dedicam à causa pública e assumem sua responsabilidade com espírito de cidadania e ética. Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a fiscalização e a defesa dos interesses da sociedade, para que os recursos públicos sejam sempre aplicados em benefício da coletividade.

A prestação de contas não é apenas um dever. É, sobretudo, uma oportunidade de reafirmar a confiança do cidadão nas instituições públicas. Trabalhemos juntos, pois a responsabilidade com o dinheiro público é um compromisso que interessa a todos nós, e dele depende o futuro do Amazonas e de sua gente.

presidente do tce am yara lins e reconhecida personalidade do ano de 2024 e1735399344418.jpeg
Yara Amazônia Lins
Yara Amazônia Lins
Yara Amazônia Lins é conselheira e presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Pós-graduada em Ciências Contábeis pela UFAM e reúne um portfólio robusto em Espírito Publico nos seus mais de 40 anos de serviços prestados ao TCE-AM. Em seu atual mandato tem direcionado esforços, dentro das competências do órgão e da função que ocupa, para maiores realizações de valorização da Amazônia e da preservação do Meio Ambiente.

Artigos Relacionados

Após enchentes no RS, solo da Serra Gaúcha pode demorar 40 anos para se regenerar

Professor da UFSM destaca a importância de estratégias preventivas, como o nivelamento do solo, permitindo que os produtores recuperem suas áreas de cultivo após as enchentes no RS.

Bioeconomia da Amazônia: Entre Ciência, Mercado e Políticas Públicas

O desafio, portanto, não é se a bioeconomia será o futuro da Amazônia, mas como estruturá-la para que seus benefícios sejam amplamente distribuídos – tanto para as populações locais quanto para a economia nacional [...] Se quisermos que a bioeconomia deixe de ser um potencial e se torne realidade, esse é o momento de agir.

Retrofit habitacional no Amazonas: solução inovadora para o déficit de moradia

“O Retrofit Habitacional chega como um divisor de águas,...

E-commerce promove bioeconomia e simplifica venda de produtos sustentáveis da Amazônia

Nos últimos três meses, a plataforma movimentou cerca de R$ 120 mil com a venda de 25 produtos fruto da bioeconomia amazônica; nos últimos seis meses, o número de itens ofertados cresceu 20%.