Presidente do TCE destaca papel feminino na gestão pública durante entrevista na Rádio Difusora

Yara Lins – TCE, na abertura da Semana da Mulher, fala sobre a necessidade de mais mulheres na administração pública e aborda questões de saúde e gestão no Amazonas

Por Cristy Ellen Lopes
__________________

Na manhã desta segunda-feira, a Rádio Difusora, uma das emissoras com trajetória mais longeva na Amazônia, 76 anos de atuação, teve a honra de receber a Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselheira Yara Lins, para marcar o início da Semana da Mulher. A entrevista cobriu temas cruciais relacionados à importância da mulher na sociedade amazonense e brasileira, com ênfase na participação feminina na gestão pública.

Yara Lins aproveitou o espaço para ressaltar a necessidade de as mulheres ocuparem mais posições de liderança na administração pública, atribuindo essa urgência à sensibilidade feminina e ao apurado senso de responsabilidade com o interesse coletivo. “As mulheres, que já compõem a maior parte do nosso quadro de servidores, sem desmerecer o gênero masculino, têm se destacado por sua diligência, disciplina e excepcional rendimento,” comentou a Conselheira.

homem e mulher iguais direitos em fundo preto.jpg
Foto: Reprodução/Freepik
TCE AM BLITZ TCE 2702.jpg
Fiscalização Hospital 28 de Agosto

Além de abordar questões de saúde e gestão, Lins destacou as iniciativas de sua gestão para melhorar a fiscalização e controle dos gastos públicos. Isso incluiu a criação e expansão de estruturas de capacitação técnica e contábil para ordenadores de despesas e a redução dos prazos de prestação de contas, medidas tomadas para evitar que atrasos fossem usados para contornar as auditorias do Tribunal.

WhatsApp Image 2024 03 04 at 10.25.51

Por fim, a Conselheira confirmou a criação da Ouvidoria da Mulher, uma iniciativa de sua presidência voltada para o acolhimento de denúncias e a promoção de um ambiente de maior respeito, integração e convivência dentro do Tribunal e em suas relações institucionais e pessoais. “É uma medida que reforça nossa vigilância contra todo e qualquer tipo de violência, maus-tratos, discriminação e abusos,” concluiu Lins.

A entrevista de Yara Lins na Rádio Difusora, numa linguagem simples e direta, bem ao gosto da população mais humilde, não apenas destacou a relevância da inclusão feminina em posições de liderança mas também trouxe à tona importantes discussões sobre saúde pública e gestão de recursos, apontando para um futuro em que a eficácia e a sensibilidade caminham juntas na administração pública do Amazonas.

Artigos Relacionados

Dom Pedro II: a escola que ensina o passado e cobra o futuro

Com mais de 150 anos, colégio histórico Dom Pedro...

ANOTAÇÕES PARA O NOVO LUSTRO DA ECONOMIA BRASILEIRA: 2026 A 2030 -A GRANDE TRANSFORMAÇÃO – Parte VIII

Economia brasileira pressionada por sistemas empresariais mal estruturados, crescimento...

Congresso acelera debate sobre mineração em terras indígenas após decisão do STF

Decisão judicial expõe disputa entre interesses econômicos, direitos indígenas...

Entre impostos , dívidas e apostas, a renda encurta 

“O Brasil entrou em uma fase curiosa e preocupante...