Cresce produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus

A indústria de bicicletas do Polo Industrial de Manaus (PIM) produziu 311.995 unidades entre janeiro e outubro de 2024, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O número representa uma redução de 24,7% em relação ao mesmo período de 2023.

Desempenho mensal

Em outubro, foram fabricadas 34.009 bicicletas, volume 0,6% menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado, mas 4,4% superior ao alcançado em setembro deste ano. Apesar da queda no acumulado do ano, os resultados permanecem alinhados com as projeções da indústria para 2024.

Destaque para categorias de produção

A bicicleta elétrica destacou-se no período, representando 4,6% do total produzido, com 14.412 unidades fabricadas entre janeiro e outubro. Esse segmento cresceu 29,3% em relação ao mesmo intervalo de 2023.

No ranking por categorias, a Mountain Bike (MTB) consolidou sua liderança, com 176.317 unidades produzidas, correspondendo a 56,5% da produção total. Em segundo lugar, aparecem as bicicletas do tipo Urbana/Lazer, que somaram 60.898 unidades (19,5%), seguidas pelo segmento Infantojuvenil, com 50.421 bicicletas (16,2%).

Manutenção do ranking mensal

Os dados de outubro confirmam a estabilidade no ranking das categorias. Confira os números comparativos com os períodos anteriores:

polo industrial de Manaus
  • Mountain Bike (MTB): 176.317 unidades (56,5% do total acumulado).
  • Urbana/Lazer: 60.898 unidades (19,5% do total acumulado).
  • Infantojuvenil: 50.421 unidades (16,2% do total acumulado).

A liderança da MTB e o crescimento significativo das bicicletas elétricas reforçam tendências de mercado dentro do PIM.

Sudeste lidera distribuição de bicicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus em 2024

A região Sudeste foi o principal destino das bicicletas fabricadas no Polo Industrial de Manaus (PIM) entre janeiro e outubro de 2024. Segundo dados da Abraciclo, foram enviadas 167.354 unidades para a região, o que representa 53,6% do total produzido no período.

Distribuição regional acumulada

Além do Sudeste, o Nordeste destacou-se como o segundo maior mercado, recebendo 51.403 bicicletas (16,5%). Em seguida, aparecem o Sul, com 41.457 unidades (13,3%), o Norte, com 26.073 bicicletas (8,4%), e o Centro-Oeste, que recebeu 25.708 unidades (8,2%).

No mês de outubro, o Sudeste manteve sua liderança, com 16.091 unidades, correspondendo a 47,3% da produção mensal. O Nordeste ficou em segundo lugar, recebendo 8.148 bicicletas (24%), seguido pelo Sul, com 4.374 unidades (12,9%

As últimas posições no ranking mensal foram ocupadas pelo Centro-Oeste, que recebeu 2.856 bicicletas (8,4%), e pelo Norte, com 2.540 unidades (7,5%).

Esses dados refletem a forte concentração do mercado no Sudeste, enquanto as demais regiões apresentam menor participação no consumo de bicicletas fabricadas no PIM.

Acesse a apresentação com os números completos do Segmento de Bicicletas:

https://abraciclo.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Fechamento_do_mes_-_Outubro_de_2024-Bicicletas.pdf

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Fundada em 1976 e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 18,3 mil empregos diretos em Manaus/AM e mais de 150 mil em todo o Brasil.

abara 2

Artigos Relacionados

Demanda por biocombustíveis deve crescer 22% até 2027 — e o Brasil se destaca

Às vésperas da COP30, o país se apresenta ao mundo com grandes oportunidades que aliam redução de emissões e geração de empregos verdes.

Axolote: popular no Minecraft, animal sagrado enfrenta risco de extinção na vida real

Hoje, restam menos de cem axolotes adultos na natureza, o que levanta um alerta para a preservação de seu habitat natural.

“Cápsulas do tempo” da Amazônia ajudam cientistas a desvendar milhões de anos de mudanças na floresta

Cilindros de sedimentos que atuam como cápsulas do tempo são capazes de revelar detalhes sobre o clima, a paisagem e a biodiversidade de períodos remotos da história da floresta amazônica.

Bioeconomia em marcha: o Amazonas aposta na ciência para industrializar a floresta em pé

Em entrevista exclusiva ao portal BrasilAmazoniaAgora- BAA, Jeibi Medeiros, secretário-executivo...

Protecionismo pode favorecer, mas também fragilizar a Zona Franca de Manaus: os riscos de enxergar só a oportunidade

A Zona Franca de Manaus não precisa de mais ilusões. Precisa de visão estratégica, articulação política nacional e internacional, fortalecimento da imagem ambiental e investimentos em inovação e logística. O governo Trump pode ter criado uma janela de oportunidade, mas ela está cercada por paredes de incerteza