Podcast apresenta pesquisas da USP na área de humanidades relacionadas à Agenda 2030

Produzido na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Vem Junto 2030 está disponível no Spotify e traz entrevistas sobre estudos e projetos alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A USP tem se destacado entre as universidades mais dedicadas aos objetivos da Agenda 2030 ao oferecer cursos e desenvolver pesquisas na área de desenvolvimento sustentável, além de colocar em ação diversos projetos nos vários campi.

Para mostrar um pouco desse trabalho, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lançou o podcast Vem Junto 2030, produção disponível na plataforma Spotify que tem como objetivo apresentar os projetos e estudos da faculdade alinhados à Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os episódios têm cerca de 30 minutos e trazem entrevistas com especialistas em temas relacionados aos ODS.

O Vem Junto 2030 conta com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), tem a coordenação do presidente da Comissão de Extensão Universitária da FFLCH, Yuri Tavares Rocha, e produção da Biblioteca Florestan Fernandes.

“A realização deste podcast é uma forma de falar com a comunidade sem ela precisar vir até a Universidade [ainda mais em tempos de pandemia e atividades sendo realizadas remotamente]. É um diálogo e uma forma de estar mais próxima da sociedade”, destaca a diretora da biblioteca, Adriana Ferrari. Ela também lembra que a produção do conteúdo é uma forma de colaborar no combate às fake news.

Adriana é a entrevistada no primeiro dos quatro episódios já disponíveis. Ela explica o que é a Agenda 2030 e o que o público pode esperar para as próximas produções. O segundo episódio trata do impacto da covid-19 para os ODS, conversando com Simone Affonso da Silva, professora do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com estágio de pós-doutorado na FFLCH.

O terceiro episódio traz Marcos César Alvarez, professor do Departamento de Sociologia e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, que comenta sobre direitos humanos e aumento da posse de armas nos últimos anos. A última produção aborda a biodiversidade urbana e como alguns animais não humanos ocupam os espaços urbanos, se adaptam e (re)criam ecossistemas, com o entrevistado Yuri Tavares Rocha, professor do Departamento de Geografia.

Clique no player e confira o primeiro episódio:

Para acompanhar os episódios do Vem Junto 2030, acesse a página do podcast no Spotify neste link.
.
Com informações de Eliete Viana, da Assessoria de Comunicação da FFLCH

Fonte: Jornal da USP

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

“O futuro do Amazonas está no interior”, afirma Marcelo Pereira ao projetar o pós-Reforma Tributária

Na primeira parte desta entrevista, “Podemos ser engolidos, Marcelo Pereira apresentou um...

Pesquisa questiona capacidade das florestas de armazenar carbono no futuro 

Estudo mostra que florestas podem armazenar carbono abaixo do previsto, mesmo quando árvores seguem absorvendo CO₂ pela fotossíntese.

Nova tecnologia converte luz solar, água e CO₂ em combustível de forma autônoma

Fotossíntese artificial avança com dispositivo sem bateria que transforma luz solar, água e CO₂ em combustível solar.

Desmatamento na Amazônia cai 61,4% e atinge marca histórica

Desmatamento na Amazônia cai 61,4% em maio, aponta Inpe, em queda histórica no início da estação seca.

Amazônia das eleições

"Temos terras raras, petróleo, água e muitas outras potências,...