Podcast apresenta pesquisas da USP na área de humanidades relacionadas à Agenda 2030

Produzido na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Vem Junto 2030 está disponível no Spotify e traz entrevistas sobre estudos e projetos alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A USP tem se destacado entre as universidades mais dedicadas aos objetivos da Agenda 2030 ao oferecer cursos e desenvolver pesquisas na área de desenvolvimento sustentável, além de colocar em ação diversos projetos nos vários campi.

Para mostrar um pouco desse trabalho, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lançou o podcast Vem Junto 2030, produção disponível na plataforma Spotify que tem como objetivo apresentar os projetos e estudos da faculdade alinhados à Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os episódios têm cerca de 30 minutos e trazem entrevistas com especialistas em temas relacionados aos ODS.

O Vem Junto 2030 conta com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), tem a coordenação do presidente da Comissão de Extensão Universitária da FFLCH, Yuri Tavares Rocha, e produção da Biblioteca Florestan Fernandes.

“A realização deste podcast é uma forma de falar com a comunidade sem ela precisar vir até a Universidade [ainda mais em tempos de pandemia e atividades sendo realizadas remotamente]. É um diálogo e uma forma de estar mais próxima da sociedade”, destaca a diretora da biblioteca, Adriana Ferrari. Ela também lembra que a produção do conteúdo é uma forma de colaborar no combate às fake news.

Adriana é a entrevistada no primeiro dos quatro episódios já disponíveis. Ela explica o que é a Agenda 2030 e o que o público pode esperar para as próximas produções. O segundo episódio trata do impacto da covid-19 para os ODS, conversando com Simone Affonso da Silva, professora do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com estágio de pós-doutorado na FFLCH.

O terceiro episódio traz Marcos César Alvarez, professor do Departamento de Sociologia e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, que comenta sobre direitos humanos e aumento da posse de armas nos últimos anos. A última produção aborda a biodiversidade urbana e como alguns animais não humanos ocupam os espaços urbanos, se adaptam e (re)criam ecossistemas, com o entrevistado Yuri Tavares Rocha, professor do Departamento de Geografia.

Clique no player e confira o primeiro episódio:

Para acompanhar os episódios do Vem Junto 2030, acesse a página do podcast no Spotify neste link.
.
Com informações de Eliete Viana, da Assessoria de Comunicação da FFLCH

Fonte: Jornal da USP

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A Amazônia diante de um mundo em ruptura

Geopolítica instável, economia sob pressão e inteligência artificial reconfiguram...

Nova enzima sustentável na indústria de papel promete corte de poluentes

Nova enzima sustentável na indústria de papel reduz químicos tóxicos e avança com solução baseada em resíduos agrícolas e bioeconomia.

Idesam oferece até R$ 200 mil em prêmios no Desafio Bioinovação Amazônia

Idesam abre inscrições para desafio de bioinovação na Amazônia, com prêmios de até R$ 200 mil e apoio técnico para soluções sustentáveis.

Água em risco: como a poluição ameaça a vida nos rios do planeta e o que pode ser feito agora

Com a maior rede hidrográfica do planeta e uma biodiversidade aquática extraordinária, o país está no centro desse debate. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios conhecidos: saneamento insuficiente, poluição por mineração, expansão agrícola e impactos das mudanças climáticas. A Amazônia, por exemplo, já apresenta sinais de contaminação por plásticos e outros poluentes, evidenciando que nem mesmo regiões consideradas remotas estão imunes