Petrobras bate recorde mundial de regaseificação

A Petrobras informou hoje (17) que realizou a maior operação de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) em uma unidade flutuante (FSRU). A operação foi feita no terminal da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, onde foram processados 30 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.ebcebc

A operação, auditada por uma empresa certificadora, foi parte de um teste para verificar a aptidão do terminal de ampliar sua capacidade operacional de 20 milhões para 30 milhões de metros cúbicos por dia.

O terminal da Baía de Guanabara está localizado próximo ao terminal da Ilha D’Água e consiste em um píer tipo ilha com dois berços para atracação e amarração de um navio FSRU e de um navio supridor.

O gasoduto integrante do terminal tem 15 quilômetros (km) de extensão, sendo 10 km submarinos e 5 km terrestres, e 28 polegadas de diâmetro, interligando o TR-BGUA à estação de recebimento de Campos Elíseos, onde ocorre a interconexão com a malha integrada de gasodutos de transporte.

O gás natural é transformado em líquido para ser estocado. A regaseificação é o retorno ao estado gasoso.

Fonte: Agência Brasil

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Relatório alerta para 213 barragens no Brasil em situação crítica

Barragens no Brasil somam 213 estruturas em situação crítica, com riscos à população e falhas na fiscalização, aponta relatório da ANA.

Genoma do açaí é decifrado pela primeira vez e abre nova fronteira para a biotecnologia

Genoma do açaí é sequenciado pela primeira vez e abre caminho para avanços em bioeconomia e inovação na Amazônia.

Água misturada ao diesel? A ciência diz que isso pode reduzir a poluição em até 68%

Diesel com água pode reduzir emissões de motores em mais de 60%, aponta estudo sobre tecnologia simples para cortar poluição.

Quando a emergência pode se transformar em método

A mobilização preventiva contra a estiagem de 2026 revela...