Mudanças radicais na economia são necessárias para evitar colapso ambiental, alerta estudo

Se quiserem deter a destruição do mundo natural, o mundo precisa repensar o uso do crescimento econômico como medida de sucesso dos países. O alerta foi feito por um relatório encomendado pelo governo do Reino Unido e divulgado ontem (2/2). O texto analisou de maneira abrangente a importância econômica da natureza e o fracasso da economia global em evitar o esgotamento destrutivo dos recursos naturais. A análise foi liderada pelo economista Sir Partha Dasgupta, da Universidade de Cambridge, em iniciativa semelhante ao agora histórico Relatório Stern de 2006.

Segundo o documento, os países deverão aproveitar as próximas conferências da ONU sobre clima e biodiversidade, programadas para os próximos meses, para repensar o modelo econômico atual. Apenas entre 1992 e 2014, os processos de produção e consumo no mundo foram responsáveis pela perda de 40% dos estoques de capital natural per capita. Dasgupta propõe que os governos criem um novo modelo de contabilidade nacional para o PIB que inclua o esgotamento dos recursos naturais nessa equação. Além disso, ele também sugeriu a criação de novas instituições supranacionais para proteger os bens comuns globais, como as florestas tropicais e os oceanos.

BBC, Bloomberg, Guardian e Reuters repercutiram as conclusões do estudo.

Em tempo: O naturalista britânico Sir David Attenborough conversou com Jennifer Ann Thomas, da Veja, quando destacou a importância do Brasil nos esforços globais contra a degradação do meio ambiente e a mudança do clima. O recado não poderia ter sido mais claro: “Será maravilhoso quando o Brasil entender que é economicamente melhor deixar a floresta em pé do que derrubá-la”.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

El Niño pode bater recorde e ONU pede ação antes dos desastres 

El Niño pode atingir intensidade recorde. ONU pede recursos antecipados para reduzir impactos de secas, enchentes e perdas agrícolas.

O que a política ambiental pode enfrentar se Flávio Bolsonaro vencer a eleição 

Propostas de Flávio Bolsonaro para a política ambiental preocupam especialistas e levantam riscos à Amazônia.

O alerta do Estadão e o histórico que Flávio Bolsonaro precisa explicar

"Das relações com Adriano da Nóbrega às investigações sobre...

Meta, Trump e os interesses, os negócios e as  negociatas por trás das telas

"Zuckerberg anunciou que trabalharia com o presidente americano contra...

A responsabilidade de defender o Amazonas

Há 47 anos, o CIEAM defende a indústria e...