MPF pede investigação no Planalto sobre apagão de documentos

O MPF-DF agiu de ofício ao solicitar uma apuração sobre o apagão de documentos dos computadores do Palácio do Planalto

Por GUILHERME AMADO – Metrópoles

O Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal pediu, nesta sexta-feira (11/11), a abertura de uma investigação para apurar o apagão de documentos de computadores do Palácio do Planalto. O órgão agiu de ofício, ou seja, mesmo antes de ser demandado, após a coluna de Rodrigo Rangel noticiar que HDs de equipamentos da Presidência da República foram formatados em razão de uma suposta ameaça de vírus.

O MPF solicita que a Secretaria-Geral da Presidência explique de quem partiu a ordem de formatação dos HDs e esclareça se a pasta promoveu a apuração de responsabilidades sobre eventuais causas e encarregados pelo ocorrido.

“Faz-se necessário, assim, para a adequada proteção do patrimônio público e para a segurança da informação constante de bancos de dados da maior relevância para o Estado brasileiro, que todas as circunstâncias do suposto ataque e da suposta formatação sejam apuradas, bem assim que os agentes públicos envolvidos na ocorrência sejam ouvidos, para melhor esclarecer os fatos, seus desdobramentos e consequências”, destacou o MPF no documento por meio do qual pede abertura do procedimento investigatório.

Texto publicado originalmente em Metrópoles

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A dívida pública, segundo Farid Mendonça Júnior 

“É preciso coragem e clareza para fazer as perguntas...

Idesam fortalece turismo comunitário com gastronomia local na Amazônia

Idesam valoriza ingredientes amazônicos e saberes tradicionais para fortalecer a gastronomia e o turismo comunitário no Rio Manicoré.

O país que ainda não sabe quanto deve à Amazônia — Parte II

"Da borracha à Zona Franca, da biodiversidade ao clima,...

Dia da Amazônia: avanço contra o desmatamento não encerra crise no bioma 

A Amazônia registra menos alertas de desmatamento, mas secas, queimadas, atividades ilegais e novas fronteiras econômicas ampliam os riscos.

A nova fronteira de competitividade do Polo Industrial de Manaus

"A digitalização amplia a produtividade, integra cadeias produtivas e...