Morre José Arthur Giannotti, um dos maiores pensadores brasileiros

Aos 91 anos, nesta terça-feira, 27, faleceu um dos mais importantes pensadores da história recente do Brasil.

Conhecido por sua originalidade e grande capacidade interpretativa dos clássicos da filosofia, José Arthur Giannotti era professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), onde lecionou por anos, sendo considerado por seus pares um dos maiores especialistas na filosofia de Karl Marx, Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein.

Entre suas obras estão “Origens da dialética do trabalho: estudo sobre a lógica do jovem Marx”, publicada em 1985; e “Trabalho e reflexão: ensaios para uma dialética da sociabilidade”, de 1983. No ano passado lançou “Heidegger/Wittgenstein: confrontos”.

Embora a causa da morte não tenha sido ainda divulgada, seu falecimento fora confirmado por Marcos Nobre, presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pela Editora Companhia das Letras.

Com informações do Valor

Igor Lopes
Igor Lopeshttps://brasilamazoniaagora.com.br/
Igor Lopes é diretor de conteúdos do Portal

Artigos Relacionados

Setor produtivo apresenta a Lula e Flávio uma agenda de compromissos com o Amazonas

Cartas de oito entidades cobram preservação da Zona Franca, segurança para investir, infraestrutura e oportunidades no interior, com manifestação expressa dos candidatos e plano de encaminhamento nos primeiros cem dias de governo

Flávio Bolsonaro apoiou ao menos 17 iniciativas contra proteção ambiental, aponta levantamento

Flávio Bolsonaro propôs ou apoiou ao menos 17 iniciativas contra a proteção ambiental desde 2019, aponta levantamento do Observatório do Clima.

Entre a sakura e o pau-d’arco, uma história de acolhimento

"Nos 50 anos da Honda em Manaus, a contratação...