Ministério premia empresas do agronegócio por boas práticas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento premiou hoje (5) por boas práticas de integridade 19 empresas do agronegócio brasileiro. O Selo Mais Integridade tem por objetivo reconhecer empresas e cooperativas que adotam ações de responsabilidade social, sustentabilidade e ética.ebcebc

Ao oferecer a premiação, a pasta busca valorizar ações que demonstram o comprometimento com iniciativas que visem inibir fraudes, suborno e corrupção. “A pauta de ética integridade e transparência está inserida como ponto fundamental do plano estratégico do Mapa”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante o evento de entrega do selo.

“Acreditamos cada vez mais que iniciativas como essas do nosso selo de integridade podem ser um escudo na alavancagem de lucros, sendo um diferencial importante no novo modelo do agronegócio limpo e sustentável que estamos apresentando ao mundo”, acrescentou ela após antecipar que a partir da próxima edição do prêmio serão contempladas também empresas e cooperativas do setor pesqueiro.

“Para receber o selo, a empresa ou cooperativa precisa comprovar que adota um programa de compliance, código de ética e conduta, canais de denúncia efetivos, ações com foco na responsabilidade social e ambiental e promover treinamentos para melhoria da cultura organizacional”, informou o ministério.

Além disso, é necessário que a empresa ou cooperativa esteja em dia com as obrigações trabalhistas, o que implica em não ter multas relacionadas a esse tema nos últimos dois anos, não ter casos de adulteração ou falsificação de processos e produtos fiscalizados pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, além de ter “ações de boas práticas agrícolas enquadradas nas metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e não ter cometido crimes ambientais nos últimos 24 meses”.

Veja a lista das empresas premiadas em 2020:

Andrade Sun Farms Agrocomercial Ltda

Amaggi Exportação E Importação Ltda

Bem Brasil Alimentos S/A[

São Salvador Alimentos S/A

Sinergia Agro Do Brasil Ltda

Upl Do Brasil Indústria E Comércio De Insumos Agropecuários S/A
Vittia Fertilizantes E Biológicos S/A

Adecoagro Vale Do Ivinhema S/A

Agrícola Xingu S/A

Baldoni Produtos Naturais Comércio E Indústria

Bunge Alimentos S/A

Citri Agroindustrial
Compass Minerals América Do Sul Indústria E Comércio S/A

Iharabras S/A Indústrias Químicas

Indústria E Comércio De Alimentos Supremo Ltda

Mig Plus Agroindustrial Ltda

Rio Branco Alimentos S/A

Rivelli Alimentos S/A

Três Corações Alimentos S/A

Fonte: Agência Brasil

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

5 falas poderosas do Papa Francisco em defesa da Amazônia e do planeta

Descarbonização, ecologia integral, mudanças climáticas, transição energética e a relevância da Amazônia para o planeta foram apenas algumas das pautas defendidas pelo Papa Francisco durante os 12 anos de seu cargo na Igreja.

Na contramão da Petrobras, projeto de lei propõe freio total à exploração de petróleo na Amazônia

O projeto surge como resposta direta aos esforços recentes do Ministério de Minas e Energia para viabilizar a exploração de petróleo na Margem Equatorial, especialmente na área polêmica da Foz do Amazonas.

Extrato de planta da Amazônia pode substituir mercúrio do garimpo com eficácia de 80%

O uso do extrato de planta pode reduzir significativamente os impactos sociais e ambientais do garimpo, especialmente na região amazônica.

Estudo acende alerta: pecuária brasileira pode inviabilizar meta de carbono até 2030

Pesquisa mostra que as emissões de gases de efeito estufa pela pecuária brasileiras atingem mais que o dobro do limite assumido pelo Brasil.