Meta de reciclagem de latas anunciada por Salles foi atingida há 16 anos

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou neste mês uma meta para reciclagem de latas de alumínio que foi atingida pelo país há 16 anos. “Assinamos hoje o Termo de Compromisso com o setor de latas de alumínio para logística reversa e meta de 95% de reciclagem. #cadalataconta”, escreveu Salles no Twitter.

Segundo a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), o índice de 95,7% de reciclagem foi alcançado em 2004. Os dados estão disponíveis no site do Cempre, associação mantida por empresas como a Ambev. Também são citados pelo IBGE.

Um estudo divulgado pelo Estadão em 2010 apresentou a mesma taxa: “A partir de 2004, o índice (de reciclagem) do produto não ficou mais abaixo de 90%, passando de 95,7% naquele ano para 96,2% em 2005.”

Em 2019 o país reaproveitou 97,6% das latinhas comercializadas, segundo a Abal e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas). No ano anterior o índice havia chegado a 96,9%, dizem as associações.

“O governo tem de parar de fazer teatro e trabalhar para realmente implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, avançando no apoio aos municípios e seguindo a ordem de prioridade estabelecida em lei: não-geração, redução, reutilização e reciclagem”, avalia a especialista sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo.

Fonte: O Eco

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O debate fiscal visto da Amazônia 

“A dívida pública e o país que fica fora...

Petrobras registra 3ª descoberta de petróleo na Foz do Amazonas

Petrobras registra terceira descoberta de petróleo na Foz do Amazonas, no poço Morpho, e conclui a perfuração na costa do Amapá.

Governo prevê rastrear máquinas para combater garimpo ilegal na Amazônia

Nova regra prevê rastrear máquinas para combater o garimpo ilegal na Amazônia, enquanto falhas no controle de combustíveis desafiam a fiscalização.

Indicado a secretário de Meio Ambiente do Pará tem autuação por desmatamento

Futuro secretário de Meio Ambiente do Pará foi multado em R$ 3,4 milhões por desmatamento e indiciado pela PF por dificultar fiscalização.

Ouro ilegal ultrapassa cocaína e lidera lucros do crime na Amazônia

Garimpo ilegal na Amazônia supera tráfico de cocaína em lucratividade. Estudo revela avanço de facções criminosas e riscos ambientais na região.