Manaus inova com primeira feira flutuante do país

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

O fenômeno da cheia dos rios e outras características peculiares da cidade levaram a Prefeitura de Manaus a encarar um projeto inovador no país: a construção de uma feira sobre as águas do Rio Negro. Localizada na Manaus Moderna, no centro da capital, a estrutura foi construída em tempo recorde e entregue no último dia 19, garantindo a continuidade das vendas dos feirantes da área.

Da mesma forma que beneficia os trabalhadores, a feira também garante condições adequadas de compra à população que costuma frequentar a Manaus Moderna em busca de produtos com qualidade e preços baixos. Sem a feira flutuante, os feirantes teriam que trabalhar de forma improvisada, sem qualquer segurança sanitária para seus clientes. Na nova estrutura estão 221 boxes, rede de tratamento de água e banheiros químicos.

FEIRA FLUTUANTE 1

A entrega da feira faz parte das estratégias do Comitê de Enfrentamento das Cheias Fluviais, criado pela gestão municipal e realizando há mais de 30 dias a “Operação Cheia 2021”. A previsão, segundo o Serviço Hidrológico do Brasil (CPRM), é de que a enchente deste ano ultrapasse a cota dos 30 metros, o que exige ainda mais esforços das autoridades.

Para evitar maiores prejuízos também foram ou vêm sendo desenvolvidas as seguintes ações:

  • Cadastro de 3 mil famílias para receber ajuda social;
  • Construção de pontes e passarelas metálicas e de madeira. São 4 mil metros de pontes, com previsão de construção de mais 3 mil metros para atender as áreas mapeadas;
  • Pagamento de Auxílio Aluguel e Auxílio Enchente, que somados darão o valor de R$ 500 por mês;
  • Distribuição de cestas básicas, colchões, lençóis e redes;
  • Construção de barricadas e barreiras de proteção;

É para garantir o bem de todos que a Prefeitura de Manaus vem trabalhando, trazendo soluções e grandes mudanças.

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Seis sistemas que vigiam a Amazônia e o que cada um mede

Entenda como Deter, Prodes, SAD, MapBiomas Alerta e PrevisIA atuam no monitoramento do desmatamento na Amazônia.

Groenlândia e Antártida perderam gelo suficiente para cobrir o Brasil com 1,5 m de água

Estudo revela que a perda de gelo na Groenlândia e Antártica superou 12 trilhões de toneladas desde 1979 e elevou o nível do mar.

Nosso compromisso com o futuro do Amazonas

O setor produtivo assume sua parte na construção de...

Estudo da UFPR liga desmatamento na Amazônia à queda de chuvas no Paraná

Estudo da UFPR liga o desmatamento na Amazônia à redução de chuvas no Paraná, com riscos para lavouras, água e hidrelétricas.