“Japão se destaca como parceiro chave para descarbonização no Brasil” diz, Alckmin

Em um movimento estratégico para fortalecer as relações bilaterais, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, lideraram o Fórum Empresarial Brasil-Japão neste sábado, dia 4 de maio, em São Paulo na vanguarda da descarbonização. O evento, que reuniu líderes empresariais dos dois países, foi organizado por entidades setoriais com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Organização Japonesa de Comércio Exterior (JETRO), marcando uma nova fase na parceria estratégica global entre as duas nações.

Diálogo estratégico e cooperação econômica

Durante o encontro, tanto Alckmin quanto Kishida enfatizaram a importância de aprofundar os laços econômicos e explorar novas áreas de cooperação. O primeiro-ministro japonês destacou o potencial do Brasil em recursos alimentícios, energéticos e minerais e se comprometeu a fortalecer a cooperação econômica, especialmente nas áreas de tecnologia digital, economia verde, comércio exterior e investimentos. Ele também mencionou a atual política industrial brasileira, incluindo o foco na neoindustrialização e a implementação de uma histórica reforma tributária sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Por sua parte, Alckmin ressaltou os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, enfatizando que a parceria entre os países está prestes a se expandir significativamente em diversas áreas, com especial atenção à sustentabilidade ambiental e econômica. “O Japão será um grande parceiro do governo brasileiro na área da descarbonização. Estamos buscando expandir nossa indústria exportadora e conquistar novos mercados”, declarou.

descarbonizacao
Foto: Cadu Gomes/VPR

Memorandos de entendimento e cooperação

O evento também foi marcado pela assinatura de aproximadamente 30 memorandos de entendimento, abrangendo cooperação em setores tão variados quanto saúde, meio ambiente, tecnologia, agricultura, educação e comércio. Esses acordos simbolizam um compromisso contínuo em compartilhar conhecimento e fomentar o desenvolvimento mútuo entre as duas economias.

Além disso, Josué Gomes, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), apelou para que tanto o governo brasileiro quanto o japonês acelerem os entendimentos para a conclusão do Economic Partnership Agreement (EPA), um acordo econômico que, segundo ele, é crucial para fortalecer ainda mais as relações bilaterais.

22981b33 61f9 4862 9b27 86033ee2aab7
Foto: Cadu Gomes/VPR

Encontro presidencial e perspectivas futuras

Antes do Fórum Empresarial, uma reunião bilateral entre Alckmin e Kishida foi realizada para discutir as possibilidades de novas parcerias em comércio exterior, abertura de mercados com novos acordos comerciais, atração de investimentos e questões de sustentabilidade.

O engajamento entre as nações continuou com um encontro entre o primeiro-ministro Kishida e o presidente Lula em Brasília, onde foram discutidos investimentos e cooperação em transição energética, agropecuária sustentável e recuperação de terras degradadas. Ao final dessa reunião, foram assinados 40 memorandos de cooperação, que incluíram um acordo significativo entre os ministérios da indústria de ambos os países para cooperação na área de economia verde.

Esses eventos destacam o compromisso contínuo de Brasil e Japão em não apenas manter, mas também expandir uma parceria estratégica que tem resistido ao teste do tempo, promovendo o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável de ambas as nações.

*Com informações GOV.BR

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Eleições na Amazônia 2026: Amapá reduz desmatamento, mas petróleo desafia discurso sustentável

Amapá reduz desmate e avança em políticas climáticas, mas petróleo e garimpo testam a governança ambiental e a proteção da floresta.

“Manaus produz. São Paulo fatura” – Entrevista com Nelson Azevedo

Nelson Azevedo é uma das vozes mais respeitadas da indústria...

Espécie de peixe sem machos desafia a ciência ao escapar da extinção há 100 mil anos

Peixe sem machos intriga cientistas ao sobreviver há 100 mil anos com reprodução clonal e mecanismo raro de reparo genético.

Lendas amazônicas: os animais que guardam mistérios da floresta

Lendas amazônicas revelam como animais da floresta inspiram histórias ancestrais que conectam biodiversidade, cultura indígena e preservação.

ZFM 2050: quando o futuro da Amazônia volta à mesa de decisões do Brasil

“Em vez de discutir apenas a sobrevivência do modelo,...