Já em órbita, satélite brasileiro Amazonia 1 opera normalmente, diz Inpe

Após seu lançamento no último domingo, 28, o satélite brasileiro Amazonia 1 já opera em normalidade, tendo iniciado hoje, nessa quarta-feira, 3, o envio de imagens para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe – em São José dos Campos.

Após uma empresa de rastreamento de satélites apontar irregularidades no sinal do satélite brasileiro, o diretor do Inpe, Clézio di Nardin, afirmou que não a ferramenta não apresentou nenhum problema no espaço.

“Não é fato que ele está descontrolado. O lançamento do satélite foi um sucesso. Não há registro de qualquer intercorrência”.

Disse Clézio ao G1

Embora desde essa quarta o satélite já tenha começado a enviar as primeiras imagens para o Inpe, ele ainda se encontra em fase de testes, e assim permanecerá, a princípio, até dia 15 de março. Somente depois disso que o Inpe então poderá contar com a primeira imagem oficial concluída pelo satélite.

“É uma fase de testes, estamos testando todos os subsistemas do satélite. Bateria, painéis, câmera, liga e desliga, inclusive umas manobrazinhas para colocar ele na órbita precisa dele. Essa fase inicial leva até o dia 15 de março, aí teremos a primeira imagem definitiva, oficial do Inpe”,

Explicou Clézio
Amazônia 1 está em órbita no espaço e envia primeiras imagens — Foto: Dovulgação/Inpe
Amazônia 1 está em órbita no espaço e envia primeiras imagens — Foto: Dovulgação/Inpe

Leia também a entrevista com o ex-diretor do Inpe, Ricardo Galvão: Contrato para lançar satélite na Índia foi firmado em 2018, antes da gestão Bolsonaro

O lançamento do Amazonia 1, que possui tecnologia 100% brasileira, foi feito na madrugada deste domingo, 28, na Índia, no Centro de Lançamento Sriharikota. Tendo sido lançado justamente com outros dois satélites americanos.

Com isso, agora no espaço, o Amazonia 1 se junta a outros dois satélites também brasileiros que formam o Sistema Deter, que trabalha em complementariedade com o Prodes – projeto responsável pela última divulgação de dados alarmantes sobre o desmatamento ilegal e fundamental para a observação e monitoramento do desmatamento na Amazônia.

Por mais que este tenha a capacidade de observação da integridade do território nacional, seu principal ofício será no monitoramento da região amazônica. Passando por cima do Brasil, com cerca de 752 quilômetros de altitude, por até 14 vezes ao dia. Contando com tecnologia para fotos em alta definição.

Informações de G1 e Inpe

Igor Lopes
Igor Lopeshttps://brasilamazoniaagora.com.br/
Igor Lopes é diretor de conteúdos do Portal

Artigos Relacionados

Saiba quais as propostas dos candidatos ao governo do Acre 2026

Veja as propostas dos candidatos ao governo do Acre em 2026 para bioeconomia, energia, desmatamento, povos indígenas e adaptação climática.

A orquídea de ouro do Rio Negro

"Rara, perfumada e adaptada às areias brancas da Amazônia,...

O rio além da draga – PARTE II – Antes da concessão, o rio e seus habitantes – Coluna Follow-Up

A concessão de uma hidrovia amazônica começa muito antes do leilão. Começa pelo reconhecimento de que o rio já possui usuários, economias, culturas e regras de convivência construídas ao longo de gerações. Um contrato pode organizar investimentos e cobrar por serviços comprovadamente entregues, mas sua legitimidade dependerá da capacidade de proteger a vida que precede a concessão e continuará no território depois dela.

Manaus, a cidade no coração da floresta que desaprendeu a respirar

Fumaça volta a cobrir a capital, expõe crianças e...

Trump já está interferindo na eleição brasileira?

“Da pressão sobre o STF às articulações bolsonaristas em...