‘Indústria destruída’

O país se mobiliza. E suas forças produtivas se recusam a receber passivamente as medidas de seu tropeço. Mais do que nunca assumem, por dever e responsabilidade, o protagonismo das decisões. Não é apenas a indústria que se vê destruída a cada dia. São as utopias de uma sociedade. Basta de assentir com a insensatez de medidas temerárias que põem em risco a história de vida e de luta de cada um, dos percalços para construir um país próspero, fazer de um país grandioso em recursos uma nação respeitada e respeitável. E essa consciência e insistência no protagonismo estão na raiz de um Documento – em fase final de edição – que reconhece nas taxas de juros, câmbio, burocracia e carga tributária, as bases de corrosão da competitividade que está destruindo a indústria brasileira. As entidades de classe do setor produtivo, unidas às centrais sindicais mais representativas do país, decidiram somar esforços para pedir mudanças na política econômica e medidas que permitam estancar a chamada “desindustrialização”, recuperar a competitividade do setor produtivo brasileiro e a manutenção dos empregos. O Documento ganhou a adesão das lideranças empresariais da Zona Franca de Manaus e se fará acompanhar de outra manifestação, a ser encaminhada aos parlamentares federais do Amazonas, para que acompanhem a discussão da matéria no Congresso com a informação sobre seus reflexos e estragos na economia local e regional.

Competitividade e Desenvolvimento

O Manifesto, denominado Capital-Trabalho, uma coalização para a competitividade e o desenvolvimento equivale a um levante político dos mais densos. Trata-se do resultado de mobilização das categorias que geram riqueza no país, pagam a “parte do leão” em termos de percentual tributário e são coagidas a aceitar medidas descabidas para corrigir ações e distorções administrativas. Ali está expressa a participação de mais de 40 entidades industriais, pilotada pelas lendárias e combativas Associação Brasileira da Industrial Têxtil e de Confecção(Abit), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Câmara Brasileira da Indústria a Construção (CBC), o Instituto Aço Brasil, (IAB) além das principias centrais sindicais como Força Sindical e CUT. A intenção é divulgar o documento junto à opinião pública, endereçá-lo à presidente Dilma Rousseff e envolver o tecido social no debate das questões que lhe dizem respeito, interferem em sua vida e podem modificar seu futuro.

Câmbio, juros, tributos, infraestrutura

Como fazer ajuste fiscal em cima de aumento de impostos e redução de investimentos, sem mexer no custeio. Todos defendem ajuste da Economia, mas a expectativa, ao menos da área industrial, era que o ajuste fosse feito muito mais voltado para corte de despesas. Reduzir o Reintegra, o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários, de 3% para 1%, tem um impacto perverso no setor. Ninguém tem dúvida que o ajuste fiscal é prioridade absoluta e tem por objetivo criar condições para que o país cresça. Mas se não tiver indústria, na hora que estiver pronto o ajuste, não haverá crescimento. O dólar ainda está defasado historicamente, e no médio prazo será absorvido nas empresas da ZFM. O problema assustador é questão dos juros, que com esse novo aumento piorou ainda mais, voltou a ser o mais alto do planeta, a carga tributária, a falta de infraestrutura que afeta custos de logística.

Sequela social

O compromisso de empresários e sindicatos é algo extraordinário e tem razão pontual, decisiva… salvar a indústria. O emprego entra em queda, muitas indústrias estão fechando, outras indo embora. O remédio está errado. Cortar a cabeça de quem está com dor de cabeça não resolve o problema, agrava. O ajuste fiscal tem outras frentes a atacar como a taxação de grandes fortunas e da remessa de lucro das empresas, argumentam os representantes de trabalhadores. Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em janeiro as demissões superaram as contratações em 81.774 empregos. Foi o pior resultado para meses de janeiro desde 2009. Em Manaus, a situação não é diferente. No setor de construção, janeiro é o mais negativo desde 2008. É preciso rever o foco de política econômica, que só reduz a atividade econômica. Não somos contra ninguém. O que queremos discutir e propomos são diretrizes na linha de não ser criar um ambiente recessivo.

———————-

Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do CIEAM. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. [email protected]
Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal Brasil Amazônia Agora

Artigos Relacionados

A insensatez de incendiar a floresta que abastece o Brasil

Com a chuva gerada pela Amazônia avaliada em mais...

Desmatamento na Amazônia atinge menor nível em 41 anos, aponta MapBiomas

Desmatamento na Amazônia cai ao menor nível em 41 anos, com 693 mil hectares perdidos em 2025, aponta MapBiomas.

Incêndios no Amazonas: Abin entra na investigação para apurar suspeita de ação organizada

Ministro aponta suspeita de ação organizada nos incêndios no Amazonas. Força-tarefa abre 120 procedimentos para investigar possíveis crimes.

Promessa de Flávio Bolsonaro contra desmatamento contrasta com atuação no Senado

Flávio Bolsonaro promete zerar o desmatamento ilegal até 2029, mas apoiou e promoveu medidas que reduzem a proteção ambiental.

As miragens de Trump e a conta para o Brasil

"Os Estados Unidos acumulam uma década de superávits comerciais...