Indústria da carne recorre à desinformação para minimizar impactos do setor sobre o clima

A indústria da carne pegou emprestado o playbook do setor petroleiro para desinformar o público sobre os impactos ambientais e climáticos da produção de carne bovina. Por cinco meses, o Desmog analisou documentos oficiais e declarações de empresas e associações comerciais para destrinchar o negacionismo climático do setor da carne.

A pesquisa revelou que as grandes empresas do setor – como JBS, Tyson Foods, Vion e Danish Crown – buscam se colocar como “liderança” na luta contra a crise climática, minimizando o impacto da produção de carne no clima, lançando dúvidas sobre a eficácia de alternativas à carne para combater a mudança do clima, promovendo os benefícios da carne para a saúde (e escondendo os possíveis malefícios de seu consumo), e exagerando o potencial de inovações agrícolas para reduzir o impacto ecológico da pecuária.

Esta indústria vem se esforçando em ações publicitárias para ressaltar os “compromissos climáticos” do setor, como promessas de redução das emissões de carbono a zero nas próximas décadas (ao mesmo tempo em que ignora o fato de que a maior parte da pegada climática do setor está nas emissões de metano de sua cadeia). Os lobistas também estão recorrendo a interlocutores em governos e em outros setores produtivos para “mudar a narrativa” em torno dos riscos climáticos da produção e do consumo de carne.

O jornal inglês Independent também repercutiu a notícia.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Petrobras registra 3ª descoberta de petróleo na Foz do Amazonas

Petrobras registra terceira descoberta de petróleo na Foz do Amazonas, no poço Morpho, e conclui a perfuração na costa do Amapá.

Governo prevê rastrear máquinas para combater garimpo ilegal na Amazônia

Nova regra prevê rastrear máquinas para combater o garimpo ilegal na Amazônia, enquanto falhas no controle de combustíveis desafiam a fiscalização.

Indicado a secretário de Meio Ambiente do Pará tem autuação por desmatamento

Futuro secretário de Meio Ambiente do Pará foi multado em R$ 3,4 milhões por desmatamento e indiciado pela PF por dificultar fiscalização.

Ouro ilegal ultrapassa cocaína e lidera lucros do crime na Amazônia

Garimpo ilegal na Amazônia supera tráfico de cocaína em lucratividade. Estudo revela avanço de facções criminosas e riscos ambientais na região.