Huawei promete gerar empregos na Amazônia

A Huawei vai capacitar e contratar desempregados na Amazônia. A declaração foi feita hoje, 14, pelo CEO da Huawei no Brasil, Sun Baocheng, durante live promovido pelo Instituto Municipalista de Inovações (IMI). Na avaliação do executivo, a gigante chinesa poderá ajudar a atender a demanda da mão de obra e diminuir o desemprego.

Atualmente, justificou, a região enfrenta desafios extras para o desenvolvimento da indústria de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), como a falta de recursos humanos especializados. “O isolamento da região e as condições climáticas locais também são desafios”, avaliou Baocheng.

A empresa atua no Brasil há cerca de 22 anos, e estuda capacitar 300 pessoas da região ainda este ano. Nos próximos três anos, outros 3.000 desempregados devem ser treinados. Segundo o CEO da empresa, algumas ações são essenciais para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região. “Aumentar o acesso a informações e serviços, a conectividade entre pessoas e organizações e a produtividade e a eficiência dos recursos”, destaca.

Indústria de talentos

Adiantou que a Huawei pode atenuar o aumento de desemprego construindo a Huawei Intelligent Factory, que é uma indústria de talentos. “Uma parte da população desempregada pode conseguir um emprego e atuar na indústria de TICs. Esses podem se tornar os futuros técnicos da região”, projetou.

Ainda de acordo com Baocheng, a empresa entende que é possível aumentar e até dobrar a conectividade na Amazônia. Mas, destacou, “não podemos fazer isso, sozinhos”. Daí assinalou a ideia de formatar parcerias locais para o desenvolvimento de soluções e não apenas em conectividade quanto em soluções para os clientes.

Fonte: Telesíntese

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O que olhar antes de votar? Nelson Azevedo põe as promessas à prova

Em entrevista a Cristy Ellen Lopes, publisher do BrasilAmazoniaAgora,...

Fim do “eco-friendly” genérico: a partir de 27/09, a Europa exige prova para alegações ambientais

Regras da UE contra o greenwashing exigem comprovação de apelos ambientais e afetam a venda de produtos ao consumidor europeu.

O Brasil que o mundo precisa é o país que o trumpismo pretende cancelar

"O alerta de Thomas Piketty, respeitável economista francês, amplia...

Flávio Bolsonaro promete flexibilizar regras ambientais e recebe apoio da bancada do agro

FPA apoia Flávio Bolsonaro por alinhamento às demandas do setor, candidato promete mais crédito rural e critica restrições ambientais.

Amazônia na mira: a política de intervenção dos EUA e os interesses por trás da guerra às drogas

"Washington declara interesse em recursos estratégicos, amplia suas opções...