"Com olhar estratégico e compromisso com o propósito amazônico, Vania Thaumaturgo, à frente do Polo Digital de Manaus e atuante no coletivo Jaraqui Valley,...
A Zona Franca de Manaus (ZFM) tem se consolidado como um polo estratégico para o desenvolvimento da Amazônia e, mais amplamente, para a economia brasileira. Longe de ser apenas um enclave industrial protegido por incentivos fiscais, a região está se transformando em um verdadeiro hub de inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável. Essa evolução se dá por meio de uma série de iniciativas que visam qualificar a mão de obra, adensar cadeias produtivas e interiorizar o desenvolvimento econômico na Amazônia.
A Zona Franca de Manaus tem uma oportunidade única de se reinventar e liderar uma nova fase do desenvolvimento amazônico. A união entre Tecnologia da Informação e Comunicação e bioeconomia pode criar um modelo econômico mais resiliente, sustentável e alinhado às exigências do século XXI. Esse caminho além de ser uma estratégia para tornar a ZFM mais competitiva; é uma necessidade para garantir que o desenvolvimento da Amazônia ocorra sem comprometer sua biodiversidade e suas populações.
Bioeconomia na Zona Franca de Manaus e o papel decisivo da Tecnologia da Informação e Comunicação
Em entrevista exclusiva, Vania Thaumaturgo fala sobre a renovação da Lei de Informática, os desafios de infraestrutura digital e as inovações que transformarão a região. Descubra como a ExpoAmazônia Bio&TIC 2024 impulsiona a integração de tecnologia e bioeconomia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.