Hambúrguer de ora-pro-nóbis, receita prática e nutritiva

ora pro nobis

A ora-pro-nóbis é uma folha consumida há muitos anos no Brasil, mais especificamente em algumas regiões do estado de Minas Gerais. Entre outros nomes que recebe está também lobrobô ou lobrobó.

Com alto potencial proteico, a ora-pro-nóbis é uma das paixões veganas, substituindo, em termos nutricionais, a carne. Nesse sentido, os valores nutricionais, o cultivo, o uso da ora-pro-nóbis vêm sendo bastante estudados e divulgados nos círculos de alimentação natural e vida saudável.

Pensando nisso, a Taís Pereira de Freitas, do Blog da Taís, criou uma receita prática e super nutritiva usando este ingrediente tão especial: o hambúrguer de ora pro nóbis.

A ideia surgiu em uma conversa com o especialista em PANCs, Arlei Santos. A proposta é inserir a ora-pro-nóbis na alimentação cotidiana, em receitas com ingredientes acessíveis. A receita fez tanto sucesso que diversas versões receitas deste hambúrguer vegano começaram a ser criadas.

Hambúrguer de ora-pro-nóbis: receita original

Essa é a receita original de hambúrguer de ora-pro-nóbis, criada pela Taís:

  • Bata no liquidificador cerca de 50 folhas de ora pro nóbis com um copo americano de água;
  • Despeje numa tigela grande;
  • Coloque farinha de mandioca aos poucos na mistura até chegar ao ponto de modelar;
  • Modele os hambúrgueres e leve ao forno em uma forma untada por 45 minutos.
hamburguer ora pro nobis 2

Quem come derivados de leite, pode rechear ou cobrir com queijo. Também é possível temperar e dar um toque pessoal à massa do hambúrguer com ingredientes da sua preferência.

A Taís avisa que o sabor da ora-pro-nóbis fica bem realçado.

Fonte: CicloVivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Após 10 anos, Brasil atualiza lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção

Nova lista atualiza cenário das espécies aquáticas ameaçadas no Brasil e reforça medidas contra sobrepesca, poluição e perda de habitat.

A Amazônia no limite invisível do carbono – Entrevista com Niro Higuchi

Entre a ciência e a incerteza, os sinais de que a floresta pode estar deixando de ser aliada do clima exigem mais do que medições: exigem discernimento político.

Compostos de copaíba-vermelha inibem entrada e replicação do coronavírus, diz estudo

Estudo revela que compostos da copaíba-vermelha inibem o coronavírus e reforçam o potencial da biodiversidade brasileira.

Para além de vinhos e queijos: a Amazônia no redesenho do comércio global

O Brasil deixa de ser apenas uma oportunidade conjuntural...