Governadores se unem para defender a democracia e o meio ambiente contra golpismo e negacionismo de Bolsonaro

Governadores de 24 das 27 unidades federativas do Brasil se reúnem nesta 2ª feira (23/8) em um dos maiores encontros desse tipo desde a redemocratização. Na pauta, além da defesa das instituições democráticas, está a criação de um consórcio para facilitar a captação de recursos internacionais para o meio ambiente.

O encontro de governadores está sendo organizado como uma resposta dos estados e do Distrito Federal à escalada golpista do presidente Jair Bolsonaro contra a democracia e o estado de direito, que criou a pior crise institucional da história recente da República brasileira.

Ao mesmo tempo, os governadores querem reforçar a interlocução com governos estrangeiros para atrair recursos para proteção do meio ambiente. A ideia do grupo é captar US$ 330 milhões com países e organismos internacionais, que seriam destinados à ação climática nos estados, sem a interferência do governo federal. Estadão, Folha, O Globo e Valor deram mais informações.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Os peixes esquecidos da Amazônia: 144 espécies na lista vermelha e seis ações para evitar perdas irreversíveis

Peixes da Amazônia: estudo identifica 144 espécies ameaçadas e apresenta seis ações para proteger rios, biodiversidade e comunidades.

Flávio Bolsonaro promete fracking e menos controle ambiental sobre empreendimentos

Flávio Bolsonaro propõe licenças automáticas, revisão de órgãos ambientais e fracking. Entenda os possíveis impactos socioambientais.

Fazendeiros ameaçam invadir terra indígena no Pará se Flávio Bolsonaro vencer eleição, revela áudio

Terra Indígena Apyterewa recebe ameaças de invasão caso Flávio Bolsonaro vença, levando governo a reforçar segurança.

Manaus opera supercomputador de IA para analisar imagens de satélite da Amazônia

A inteligência artificial no Amazonas avança com sistema da FPFtech para analisar imagens de satélite, treinar modelos e formar profissionais.