Gigante da Amazônia: ribeirinhos capturam pirarucu com 2,9 metros

O peixe foi cedido pelos pescadores à Sepror após a captura, em novembro do ano passado, e transferido para a capital amazonense

Um peixe gigante da espécie pirarucu, com 2,9 metros e 220 quilos foi capturado por ribeirinhos na ilha de Mameloca, no município de Japurá (distante a 787 quilômetros de Manaus). Atualmente, o pescado está em um frigorífico, na zona este de Manaus, sendo mantido congelado e sem vísceras.

whatsapp image 2021 06 19 at 11.38.27 1
Foto: Arquivo Pessoal

O peixe foi cedido pelos pescadores à Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) após a captura, em novembro do ano passado, e transferido para a capital amazonense. A intenção do órgão é conseguir apoio para realizar a taxonomia, que é uma descrição, identificação e classificação detalhada, para deixá-lo em exposição.

b2ap3 large pirarucu
Foto: Arquivo Pessoal

O pirarucu foi capturado em uma região onde vivem aproximadamente 20 famílias de pescadores. No local, o manejo da espécie é uma das principais atividades econômicas. O engenheiro de pesca Renilton Solarth foi quem articulou com os pescadores o futuro desse gigante de águas doces. Segundo Solarth, o que chama atenção é justamente o tamanho do peixe.

Foto: Arquivo Pessoal

“Não encontrei outro peixe capturado que se aproxima deste tamanho. Ele está em um frigorífico armazenado aqui em Manaus. Atualmente, estamos buscando parceiros para não deixar se perder essa relíquia”, explicou.

O peixe é tão grande e pesado que são necessários pelo menos seis homens para conseguir carregar o animal. Dos 2,9 metros do peixe, somente a cabeça tem 69 centímetros e a nadadeira peitoral tem 40 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura. A nadadeira da cauda mede 75 centímetros de comprimento. E a distância entre os olhos é de 20 centímetros. Suas escamas podem medir até 12 centímetros.

Fonte: Portal Amazônia

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A próxima fronteira da indústria brasileira

Verticalizar cadeias produtivas, fortalecer a indústria nacional de componentes...

O sonho, o tombo e a virtude do mundo real

"A derrota da Seleção Brasileira dói porque rompe uma...

Quando faltam dados, sobra incerteza na Amazônia

"Estamos concentrados no que não interessa, para não olharmos...

Relatório dos EUA sobre aquecimento global distorce ciência, diz pesquisador

Aquecimento global: cientistas rebatem relatório dos EUA e reforçam evidências do papel humano nas mudanças climáticas.

IA faz emissões das big techs dispararem e ameaça metas climáticas

IA eleva emissões das big techs com expansão de data centers, maior consumo de energia e uso intensivo de concreto e aço.