Realizado em Belém, FIINSA reúne empreendedores, investidores e lideranças amazônicas para promover soluções de impacto e fortalecer a bioeconomia regional.
Belém sediará no dia 10 de novembro, um dos principais encontros sobre bioeconomia e impacto socioambiental da região amazônica: o FIINSA. Em edição especial durante a COP30, o Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA) ocorrerá das 8h às 21h no Campus de Direito do CESUPA, reunindo lideranças indígenas, empreendedores, investidores e representantes da sociedade civil.

Promovido pelo Idesam e pelo Impact Hub Manaus, com co-realização do CESUPA e apoio de uma ampla rede de parceiros, o FIINSA 2025 traz o tema “Onde fazer fala mais alto”, reforçando a proposta de dar visibilidade a soluções criadas na Amazônia e conectá-las a oportunidades reais de investimento e colaboração.
Desde 2018, o FIINSA tem se consolidado como plataforma estratégica para impulsionar negócios de impacto da Amazônia. Para André Vianna, diretor técnico do Idesam, o festival tem como missão criar um ambiente de troca e ampliar as vozes dos diversos atores do ecossistema. “ O festival busca trazer vozes e percepções diversas para os temas da bioeconomia, negócios e investimentos de impacto de forma a propiciar avanços para os ecossistemas da região que gerem melhoria de qualidade de vida e inclusão”, afirma.

Programação diversa com identidade amazônica
A edição de 2025 contará com painéis temáticos, rodas de conversa, espaços de networking e vivências culturais. Um dos destaques será o Mercado Amazônia, feira com produtos da sociobiodiversidade organizada pela assoBio, rede que reúne 128 pequenos e médios negócios amazônicos.
Entre as experiências sensoriais, o público poderá participar de uma simulação de “banho de ervas” — ritual tradicional paraense — e se conectar com performances culturais como as do grupo Boi Vagalume, que mantém viva a tradição do boi-bumbá, e da banda Íris da Selva, com repertório autoral inspirado na floresta.
O festival também se propõe a sensibilizar o capital para as realidades amazônicas e estimular conexões justas com empreendedores locais. “O Festival espera gerar não apenas uma maior sensibilização e atenção do capital quanto às necessidades e especificidades do ecossistema de negócios de impacto da região. Mas também, gerar a possibilidade de conexões entre capital e os negócios com maior igualdade de poder”, reforça Vianna.
Ao final do evento, será elaborado um documento com propostas cocriadas, com foco no fortalecimento da bioeconomia e na ampliação de negócios sustentáveis com protagonismo local.
Serviço
Data: 10 de novembro de 2025
Horário: 8h às 21h
Local: Campus de Direito do CESUPA, Belém (PA)
Informações e inscrições: fiinsa.org.br
