Exposição na Fiesp apresenta o mundo de Charles Darwin

Depois de uma passagem pelo Rio de Janeiro, a mostra Darwin: Origens & Evolução desembarca no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, em São Paulo. A exposição apresenta a trajetória do biólogo inglês Charles Darwin (1809-1882) e contextualiza o processo de elaboração de sua teoria da evolução das espécies, uma das mais importantes do pensamento moderno.ebcebc

A exposição conta com 332 peças de acervos de história natural, obras de arte, instalações interativas, gravuras históricas, textos críticos e coleções biológicas, como animais taxidermizados, crânios e fósseis. Ela é dividida em quatro núcleos: A ciência antes de Darwin; Um novo tempo; A jornada do Beagle A origem das espécies. A concepção e curadoria da exposição é do estúdio M’Baraká e de Magali Romero Sá, doutora em História da Ciência e vice-diretora de Pesquisa e Divulgação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Na mostra serão exibidas coleções do Museu Nacional, Museu de Ciências da Terra e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Na Fiesp, ela conta também com a curadoria científica do Museu Biológico do Butantan e do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP).

Já entre as obras de arte estão trabalhos de artistas como Gisela Motta, Leandro Lima, Tiago Sant’Ana, Fernando Lindote, Marika Seidler e Juan Fontanive. Além disso, há dois dioramas criados especialmente para a exposição pelo designer de bonecos Bruno Dante, ilustrando parte da história da produção científica no Brasil.

Para a exposição em São Paulo foi incluída a escultura Cana-coluna, do artista baiano Tiago Sant’Ana e as animações analógicas de Juan Fontanive, que se utilizam da linguagem do flip-book.

A mostra apresenta também obras do naturalista e ilustrador João Barbosa Rodrigues (1842-1909), que dirigiu o Jardim Botânico, entre 1890 e 1909.

A exposição, que teve início no dia 7 de julho, tem entrada gratuita, mediante agendamento pelo site. Ela fica em cartaz até o dia 30 de dezembro.

Quem não puder visitar a mostra presencialmente, pode conhecê-la de forma virtual. No site www.mostradarwin.com.br/exposicao, o público pode acessar mais conteúdos da exposição e aproveitar os cinco jogos e três animações inéditas, criados por uma equipe multidisciplinar, com a direção artística do estúdio M’Baraká e desenvolvidos pelo designer de interação Luiz Ludwig com o estúdio Mandelbrot. O site é acessível e conta com vídeos em libras, audioguia e áudio descrição.

Fonte: Agência Brasil

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A próxima fronteira da indústria brasileira

Verticalizar cadeias produtivas, fortalecer a indústria nacional de componentes...

O sonho, o tombo e a virtude do mundo real

"A derrota da Seleção Brasileira dói porque rompe uma...

Quando faltam dados, sobra incerteza na Amazônia

"Estamos concentrados no que não interessa, para não olharmos...

Relatório dos EUA sobre aquecimento global distorce ciência, diz pesquisador

Aquecimento global: cientistas rebatem relatório dos EUA e reforçam evidências do papel humano nas mudanças climáticas.

IA faz emissões das big techs dispararem e ameaça metas climáticas

IA eleva emissões das big techs com expansão de data centers, maior consumo de energia e uso intensivo de concreto e aço.