Europa acena com doação de 20 milhões de euros para Fundo Amazônia, valor é considerado baixo

Marcando novo capítulo nas relações comerciais entre Brasil e União Europeia, além do investimento no Fundo Amazônia, a reunião discutiu projetos que fortalecem parcerias econômicas, destacando o crescimento da corrente de comércio, investimentos estrangeiros e setores de interesse mútuo.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, que a União Europeia irá doar 20 milhões de euros (cerca de R$ 104 milhões) para o Fundo Amazônia. Além disso, a União também está fazendo contribuições individuais por meio de diversos países. O anúncio reforça a liderança do presidente em questões climáticas e de biodiversidade, segundo Ursula.

O plano de investimento internacional da União Europeia contempla não apenas a doação para o Fundo Amazônia, mas também prevê o repasse de mais de 400 milhões de euros para ações de combate ao desmatamento e ao uso inadequado da terra na Amazônia. Ursula destacou a importância da Amazônia como uma maravilha da natureza e aliada fundamental contra o aquecimento global.

Europa acena com doação de 20 milhões de euros para Fundo Amazônia, valor é considerado baixo
Área florestal sendo desmatada em Humaitá, no Amazônas, em setembro de 2022. Foto: Michael Dantas/AFP.

Outra medida do plano europeu é o apoio à produção brasileira de hidrogênio verde, com um investimento de 2 bilhões de euros, visando promover a eficiência energética na indústria. No total, o plano prevê investimentos de 10 bilhões de euros do bloco europeu em toda a América Latina e Caribe, com recursos complementares de países-membros e da iniciativa privada.

O encontro entre Lula e Ursula também abordou a relação comercial entre Brasil e União Europeia. O presidente ressaltou que a UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, com uma corrente de comércio que poderá ultrapassar a marca de US$ 100 bilhões em 2023. O Brasil é o principal destino do investimento estrangeiro direto dos países da UE na América Latina, com foco nos setores de manufatura, infraestrutura digital e serviços.

O acordo Mercosul-União Europeia foi um dos temas centrais discutidos durante o encontro. Lula criticou o instrumento adicional apresentado pela União Europeia em março deste ano, que amplia as obrigações do Brasil e prevê sanções em caso de descumprimento. Para ele, a confiança mútua deve prevalecer entre parceiros estratégicos. Ursula expressou o interesse em finalizar o acordo ainda este ano, destacando que vai gerar vantagens para ambos os lados, promover investimentos, respaldar a reindustrialização do Brasil, integrar cadeias de suprimentos e aumentar a competitividade da indústria. Ela considera o acordo não apenas um acordo comercial, mas também uma plataforma para diálogo e engajamento de longo prazo.

Durante o encontro, também foram discutidas possibilidades de parcerias econômicas entre o Brasil e a UE. O petista enfatizou a importância de formar parcerias para o desenvolvimento sustentável e mencionou o reconhecimento, por parte da Europa e dos Estados Unidos, da importância da ação do Estado em políticas industriais, após ciclos de liberalismo exagerado. O presidente ressaltou que o Brasil tem ambições similares de reindustrialização e mencionou programas bilionários de subsídios adotados nos países desenvolvidos nesse sentido. Lula destacou a necessidade de unir capacidades em pesquisa, conhecimento e inovação como resposta ao desafio de geração de empregos e distribuição de renda. Ele também mencionou iniciativas nas áreas de tecnologias da informação, regulação do espaço digital, 5G e semicondutores.

Além disso, as tratativas para um potencial acordo de paz entre Ucrânia e Rússia também fizeram parte das conversas entre o presidente do Brasil e Ursula. Ambos concordaram que os impactos da guerra vão além das fronteiras ucranianas e expressaram o desejo de uma paz duradoura e justa na região.

Com a retomada das relações do Brasil com a União Europeia, o encontro entre os dois líderes evidencia o interesse mútuo em questões ambientais, econômicas e de cooperação internacional, visando promover o desenvolvimento sustentável, combater o desmatamento e fortalecer parcerias estratégicas.

Com informações da Agência Brasil

Igor Lopes
Igor Lopeshttps://brasilamazoniaagora.com.br/
Igor Lopes é diretor de conteúdos do Portal

Artigos Relacionados

O Brasil descobriu que gerar energia limpa não basta

O primeiro leilão nacional de sistemas de armazenamento marca...

Onda de calor nos EUA pode quebrar mais de 90 recordes nesta semana 

Onda de calor nos EUA pode quebrar mais de 90 recordes, manter noites acima de 27°C, ampliar riscos à saúde e pressionar serviços de emergência.

Eleições na Amazônia 2026: Pará chega às urnas com legado ambiental marcado por avanços e contradições

Pará chega às eleições de 2026 com avanços na bioeconomia, queda recente do desmatamento, mas impasses sobre petróleo e povos indígenas.

Mutirão: a metodologia amazônica para equacionar entraves

A Amazônia desenvolveu, ao longo de séculos, uma tecnologia...