A produção do etanol sustentável valoriza resíduos que podem causar impactos ambientais e gerar custos, transformando-os em um produto nobre e de alto valor
A Ambipar, multinacional de soluções ambientais, acaba de inaugurar em Nova Odessa (SP) o primeiro posto do projeto Ambiálcool, voltado ao abastecimento da frota leve da empresa com etanol sustentável produzido a partir de resíduos da indústria alimentícia.
A iniciativa teve início em 2021 após testes bem-sucedidos com resíduos de açúcar varridos no Porto de Santos. A partir de então, a empresa passou a produzir álcool utilizando sobras do controle de qualidade de produtos como balas, chocolates, biscoitos, macarrões e pães.
“É um trabalho que valoriza resíduos que podem causar impactos ambientais e gerar custos, transformando-os em um produto nobre e de alto valor. E quanto mais amido e sacarose tiver o resíduo, mais álcool ele produz”, explica Gabriel Estevam, engenheiro ambiental e diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar.
Os resíduos utilizados pela Ambipar no projeto Ambiálcool compartilham uma característica essencial: alto teor de açúcar, superior a 35% de Brix (escala numérica que mede a quantidade de sólidos solúveis, como açúcar ou sacarose). Isso permite uma conversão eficiente, com cada tonelada de resíduos podendo gerar entre 200 a 350 litros de álcool concentrado. O processamento ocorre em fermentadores e destiladores localizados em uma unidade parceira da empresa.
Mensalmente, são tratadas pela Ambipar mais de 500 toneladas de resíduos alimentícios. Desde a criação do projeto, já foram produzidos mais de 500 mil litros de álcool em três versões: 46% para limpeza, 70% para higienização e também etanol para uso como combustível.