Empresário acusado de envolvimento com garimpo ilegal na Amazônia é preso em SP

Entre outros crimes, empresário é acusado de realizar atividade de garimpo ilegal

A Polícia Militar de São Paulo anunciou a prisão de Dirceu Santos Frederico Sobrinho, dono da empresa de mineração FD Gold, no último domingo (18/9). O empresário, que também é presidente da Associação Nacional do Ouro (ANORO), é investigado pela Polícia Federal por conexão com atividades ilegais de garimpagem na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Ele também é acusado de usurpação de bens da União, receptação dolosa e dano ambiental.

Em maio passado, um carregamento de 77 kg de ouro foi apreendido pela PF no interior paulista, avaliado em R$ 23 milhões. Frederico Sobrinho admitiu que era o dono da carga, mas negou sua ilegalidade. De acordo com a PF, no entanto, o ouro apreendido teria vindo de áreas garimpadas ilegalmente em áreas indígenas no Mato Grosso e no Pará.

garimpo

A FD Gold é ré em uma ação movida pelo Ministério Público Federal que cobra indenização de R$ 1,75 bilhão por danos ambientais associados à exploração ilegal de ouros em Terras Indígenas. Já a ANORO está na mira dos investigadores por conta da atuação de Frederico Sobrinho pela legalização da atividade garimpeira. O empresário também tem conexões políticas quentes. Na última eleição, ele foi candidato suplente da chapa do então senador Flexa Ribeiro à reeleição no Pará.

CNN BrasilFolhag1 e Metrópoles, entre outros, repercutiram a prisão de Frederico Sobrinho.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A próxima fronteira da indústria brasileira

Verticalizar cadeias produtivas, fortalecer a indústria nacional de componentes...

O sonho, o tombo e a virtude do mundo real

"A derrota da Seleção Brasileira dói porque rompe uma...

Quando faltam dados, sobra incerteza na Amazônia

"Estamos concentrados no que não interessa, para não olharmos...

Relatório dos EUA sobre aquecimento global distorce ciência, diz pesquisador

Aquecimento global: cientistas rebatem relatório dos EUA e reforçam evidências do papel humano nas mudanças climáticas.

IA faz emissões das big techs dispararem e ameaça metas climáticas

IA eleva emissões das big techs com expansão de data centers, maior consumo de energia e uso intensivo de concreto e aço.