Elon Musk anuncia satélites Starlink para 19 mil escolas na Amazônia

Por Carlos Palmeira

O bilionário Elon Musk anunciou nesta sexta-feira (20) que os satélites Starlink levarão internet para 19 mil escolas em áreas rurais na Amazônia. Além disso, os equipamentos espaciais devem realizar monitoramento na região amazônica.

dono da Tesla e SpaceX desembarcou no Brasil na manhã de hoje para se encontrar com o ministro da Economia, Fábio Faria, em uma reunião que tratará justamente sobre conectividade. Além disso, Musk também deve se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O homem mais rico do mundo chegou a dizer em suas redes sociais que estava “super animado por estar no Brasil”.

https://twitter.com/elonmusk/status/1527645516258955266?s=20&t=UiIpMN_qhJoqXRagspY1Lg

Conectando escolas

Faria publicou, pela manhã, fotos com Musk. Na quinta-feira (19), o ministro já havia dito também no Twitter que o governo fará uma reunião hoje para debater sobre os “marcos regulatórios, regulação na Amazônia e conectividade nas escolas”.

De acordo com ele, o objetivo da pasta é “conectar 100% das escolas até o final do ano e fazer com que a tecnologia ajude na preservação da Amazônia”.

https://twitter.com/fabiofaria/status/1527420872763621412?s=20&t=qDumqYePfc_SKtRCEENj5g

[ATUALIZAÇÃO – 17H50]: O governo federal oficializou já no final da tarde o acordo para que os satélites Starlink levem internet para 100% das escolas da região norte do país até o final de 2022.

O encontro entre representantes do governo, incluindo o presidente Bolsonaro, e o empresário Elon Musk foi realizado no município de Porto Feliz, em São Paulo. Apesar da intenção entre as partes, não houve a assinatura de nenhum contrato.

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, explicou que os satélites para levar acesso à rede devem ser lançados na Amazônia “nos próximos meses” e que haverá novos encontros para definir detalhes formais da ação.

elon musk 20175214227459

Os detalhes técnicos e investimentos da parceria serão discutidos em outro momento, disse o ministro Fabio Faria (Foto: Zack/MCom)

A Starlink já pode explorar o sistema de satélites não geoestacionários no Brasil porque recebeu, em janeiro deste ano, autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Fonte: Tec mundo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Ventos fortes: saiba como se proteger em casa, na rua e no trânsito

Ventos fortes podem derrubar árvores, danificar imóveis e causar apagões. Veja como se proteger em casa, na rua e durante deslocamentos.

Agrotóxico mais usado no mundo, glifosato afeta polinização ao mudar cérebro das abelhas

Glifosato altera o cérebro das abelhas e reduz em 13% a busca por alimento. Estudo alerta para impactos não letais do agrotóxico.

Ciclone ameaça Sul e Sudeste com ventos acima de 100 km/h 

Ciclone ameaça Sul e Sudeste com temporais, granizo e ventos acima de 100 km/h. Rio Grande do Sul também enfrenta risco de tornado.

O que realmente vai para a reciclagem? Saiba como descartar resíduos do dia a dia

Reciclagem vai além da coleta seletiva: veja como descartar corretamente remédios, cosméticos, eletrônicos, lâmpadas e outros resíduos.

Apreensão de 5,5 mil formigas raras expõe mercado ilegal na Europa 

Comércio de formigas raras cresce na Europa, incentiva a biopirataria no Quênia e amplia os riscos de introdução de espécies invasoras.