É lançado o projeto “Manaus de frente para a Floresta”

Como a maior metrópole da Amazônia enxerga a floresta? Qual o papel das cidades para a bioeconomia? Em que medida no reduto cosmopolita a cultura, a ciência, a economia, a política e os coletivos urbanos lidam com o patrimônio da sociobiodiversidade ao seu redor? Em busca de reflexões e respostas, nasce o projeto multimídia “Manaus de Frente para a Floresta”, criado pelo jornalista Sérgio Adeodato em parceria com a Página22, com apoio cultural da Prefeitura de Manaus e outros parceiros, visando contribuir para o debate sobre as soluções e o futuro da região e suas diferentes realidades – cenário sob os holofotes do mundo pela importância na mudança climática global.

O lançamento do site oficial do projeto, ancorado como conteúdo especial da Página22, marcou nesta semana o início das atividades que se desenvolverão nos próximos meses, incluindo produção de um livro impresso, exposições fotográficas, lives e oficinas, dentro de uma programação acessível aqui. Entre as ações, foi iniciada neste mês a Oficina de Podcast para jovens do Monte das Oliveiras, comunidade de baixa renda de Manaus que receberá capacitação e equipamentos como legado para a produção de seis episódios sobre tema a ser definido pelo grupo como instrumento de transformação social, identidade e autonomia para que contem as suas próprias histórias.

As redes sociais do projeto no Facebook e Instagram (@manausdefrenteparaafloresta) já estão no ar com detalhes sobre as ações e os bastidores das entrevistas e reportagens para a produção do livro, que até março de 2002 encerrará a série de produtos previstos, juntamente com uma exposição fotográfica sobre a relação entre a cidade e a floresta, em evento de grande porte a ser realizado em Manaus.

Uma parte dessa degustação prévia compõe também o site do projeto, atualizado mensalmente na Página22, com imagens e depoimentos de personagens e ícones da sociedade civil, academia, empresas, governos, artes, gastronomia, arquitetura, cinema, música, inovação tecnológica, comunidades ribeirinhas e coletivos urbanos das diversas áreas do conhecimento em Manaus.

Além do edital Conexões Culturais, da Manauscult, Prefeitura de Manaus, o projeto é apoiado pelo Idesam, Instituto Arapyaú, Uma Concertação pela Amazônia, Coca-Cola Brasil e Fundação Amazônia Sustentável.

Fonte: Página 22

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A insensatez de incendiar a floresta que abastece o Brasil

Com a chuva gerada pela Amazônia avaliada em mais...

Desmatamento na Amazônia atinge menor nível em 41 anos, aponta MapBiomas

Desmatamento na Amazônia cai ao menor nível em 41 anos, com 693 mil hectares perdidos em 2025, aponta MapBiomas.

Incêndios no Amazonas: Abin entra na investigação para apurar suspeita de ação organizada

Ministro aponta suspeita de ação organizada nos incêndios no Amazonas. Força-tarefa abre 120 procedimentos para investigar possíveis crimes.

Promessa de Flávio Bolsonaro contra desmatamento contrasta com atuação no Senado

Flávio Bolsonaro promete zerar o desmatamento ilegal até 2029, mas apoiou e promoveu medidas que reduzem a proteção ambiental.

As miragens de Trump e a conta para o Brasil

"Os Estados Unidos acumulam uma década de superávits comerciais...