Diálogos Amazônicos| Financiamento do Desenvolvimento da Amazônia

Data: 25/10/2021 – 19:00 às 20:00

Tipo: Webinar

O tema de mudanças climáticas vem se tornando, cada vez mais, de grande importância para o mundo dos negócios e, em particular, para as finanças. A transição para uma economia de baixo carbono será um grande desafio para os sistemas bancários nacionais. O Brasil conta com a maior sociobiodiversidade do planeta, em seu bioma amazônico. Por conta disso, o país tem muitas contribuições a dar em prol da redução da emissão de gases de efeito estufa. O mundo das finanças precisa acompanhar e promover esse processo.

Como os bancos centrais estão se preparando para apoiar as sociedades a reduzirem riscos climáticos e os bancos a mitigaram riscos climáticos em suas operações? Como bancos de desenvolvimento e agências de fomento podem apoiar na transição para economia de baixo carbono? Neste evento, nossos convidados apresentaram suas experiências conduzindo grandes institucionais, de âmbito internacional, nacional e regional, perante esse assunto de tamanha importância para a nossa sociedade.

Convidados:

Luiz Awazu Pereira da Silva – Vice-Presidente do Bank for International Settlements

Marcos Vinicius C. de Castro – Diretor-Presidente da AFEAM – Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A.

Moderações:

Márcio Holland – Professor da FGV EESP, onde coordena o Programa de Pós-graduação em Finanças e Economia (Master)

Daniel Vargas – Professor da FGV EESP, onde atua como Diretor de Pesquisa do FGV Agro.

Fonte: FGV EESP

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Os desafios do Amazonas e hora da comunhão de propósitos

Os desafios do Amazonas são grandes demais para projetos individuais e urgentes demais para disputas menores. A hora pede convergência, responsabilidade e comunhão de propósitos

Super El Niño ganha força no Pacífico e acende alerta climático no Brasil 

Super El Niño pode iniciar entre 2026 e 2027 e ampliar riscos de secas no Norte e Nordeste e chuvas intensas no Sul.

Governo vê risco ambiental em mudanças no Código Florestal e avalia acionar STF

Mudanças no Código Florestal aprovadas pela Câmara acendem alerta sobre riscos à biodiversidade e governo considera levar caso ao STF.

O que sobra da produção de queijo e tofu pode ajudar a combater a crise climática

Pesquisa transforma sobras da indústria alimentícia em esferas biodegradáveis...

Temporal mata 7% dos orangotangos mais raros do mundo em Sumatra

Estudo alerta que os orangotangos mais raros do mundo perderam parte da população após chuvas extremas e deslizamentos na Indonésia.