Conab prevê crescimento da produção de carne no Brasil

Mercado interno do país consome 70% dos abates

A produção de carne no Brasil vai crescer 3% em 2023, conforme a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Incluindo frangos, suínos e bovinos, o resultado ficará próximo de 30 milhões de toneladas.

Pouco mais de 20 milhões de toneladas vão para o mercado interno. Desse modo, 70% da produção de carne do Brasil será consumida dentro do país. Ou seja: a quantia disponível equivale a 95 quilos por habitante. São três a mais, em comparação ao ano anterior.

Conab

Segundo a Conab, o Brasil vai exportar quase 9 milhões de toneladas de carne em 2023. Pouco mais de um quilo por habitante do planeta.

Os criadores de frango lideram a produção de carne no Brasil. O setor responde por mais da metade da quantidade de proteína animal brasileira. A segunda posição é dos bovinos: quase 9 milhões de toneladas em 2023.  Na sequência aparecem os suínos (5 milhões de toneladas).

CONAB
Abates devem gerar 30 milhões de toneladas | Foto: Sergey Kolesnikov/Shutterstock

Ao longo de 2021, o Brasil enviou carnes para quase 200 destinos. Dados do Ministério da Agricultura mostram que a China ficou em primeiro lugar no ranking de compradores, absorvendo 31% dos embarques. No top cinco também estão Japão e Emirados Árabes Unidos empatados com 6% cada, seguidos de Arábia Saudita (5%) e África do Sul 4%.

Texto publicado originalmente em Revista Oeste

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

 Diplomacia não se improvisa

Duzentos anos de relações exigem estadistas, não improvisadores Em 2024,...

Os Teatros da Amazônia e a redescoberta do Brasil

Os Teatros da Amazônia tornam-se Patrimônio Mundial. O reconhecimento...

Cientistas descobrem fungos capazes de degradar isopor vivendo dentro de praga agrícola

Pesquisa da UFSCar identifica fungos no intestino de uma lagarta agrícola com potencial para degradar isopor e combater a poluição plástica.

Infovia 5 leva fibra óptica pelo Rio Madeira e deve alcançar 700 mil pessoas

Infovia 5 começa a ser instalada no Rio Madeira e deve ampliar o acesso à internet para 700 mil pessoas no Amazonas e em Rondônia.