Com mercado em crise, Petrobras adia planos de exploração do pré-sal

A Petrobras anunciou na 6ª feira (16/10) que adiará em cerca de um ano a nova plataforma do projeto integrado do Parque das Baleias, localizado na costa do Espírito Santo, na Bacia de Campos. De acordo com a estatal, a situação do mercado internacional de petróleo, bastante prejudicado pela pandemia, motivou a postergação do projeto de 2023 para 2024.

No Valor, André Ramalho conta que a decisão foi tomada pouco mais de um mês depois da Petrobras anunciar um corte de US$ 24 bilhões em projetos de exploração e produção de petróleo nos próximos cinco anos. O fato do 1º corte anunciado acontecer em um ativo do pré-sal causa uma certa apreensão no mercado – afinal de contas, como Ramalho escreve, “nem mesmo a região mais atrativa da carteira da estatal passará incólume à revisão geral dos investimentos”. Espera-se que a empresa anuncie outros cortes nos próximos dias.

Enquanto isso, a produção de petróleo no Brasil caiu cerca de 5,8% em setembro na comparação com o mês anterior, indo de 3,087 milhões de barris por dia (bpd) para 2,907 milhões bpd. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), também houve queda de 2,74% na comparação do mês com setembro de 2019.

Em tempo 1: A Reuters repercutiu a avaliação que vem sendo feita dentro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que teme que uma segunda onda prolongada da COVID-19 nos EUA e na Europa, junto com um salto na produção de petróleo na Líbia, possa empurrar o mercado global para uma sobreoferta no ano que vem, o que atrasaria ainda mais a estabilização do cenário global pós-pandemia.

Em tempo 2: Apenas 2,5 mil funcionários da petroleira britânica BP aderiram ao plano de demissão voluntária aberto pela empresa para viabilizar o corte de 10 mil postos de trabalho que deve ser feito nos próximos meses. Em junho passado, a empresa afirmou que a situação do mercado global de petróleo e o novo plano de descarbonização de seus negócios motivou a decisão.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

UM NOVO TEMPO PARA AS RESPONSABILIDADES PÚBLICAS

A nova configuração institucional proporcionada pela Lei Orgânica cria...

“O futuro do Amazonas está no interior”, afirma Marcelo Pereira ao projetar o pós-Reforma Tributária

Na primeira parte desta entrevista, “Podemos ser engolidos, Marcelo Pereira apresentou um...

Pesquisa questiona capacidade das florestas de armazenar carbono no futuro 

Estudo mostra que florestas podem armazenar carbono abaixo do previsto, mesmo quando árvores seguem absorvendo CO₂ pela fotossíntese.

Nova tecnologia converte luz solar, água e CO₂ em combustível de forma autônoma

Fotossíntese artificial avança com dispositivo sem bateria que transforma luz solar, água e CO₂ em combustível solar.

Desmatamento na Amazônia cai 61,4% e atinge marca histórica

Desmatamento na Amazônia cai 61,4% em maio, aponta Inpe, em queda histórica no início da estação seca.