Cinco brasileiros integram a lista dos mil cientistas do clima mais influentes da Agência Reuters

Agência FAPESP – Cinco docentes brasileiros estão entre os mil integrantes da lista dos cientistas mais influentes do mundo elaborada pela Agência Reuters. São eles: Carlos Clemente Cerri, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena-USP), Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), José Antônio Marengo, do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Philip Martin Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Roberto Schaeffer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A lista congrega os resultados de três classificações. Segundo a Reuters, elas se baseiam em quantos artigos de pesquisa os cientistas publicaram sobre tópicos relacionados às mudanças climáticas; com que frequência esses artigos são citados por outros pesquisadores em áreas de estudo semelhantes, como biologia, química ou física; e com que frequência esses jornais são referenciados na imprensa leiga, mídia social, documentos de política e outros meios de comunicação.

Os dados são fornecidos por meio do Dimensions, o portal de pesquisa acadêmica da empresa de tecnologia britânica Digital Science. Seu banco de dados contém centenas de milhares de artigos relacionados à ciência do clima publicados por muitos milhares de acadêmicos, a grande maioria publicada desde 1988.

Fonte: Agência FAPESP

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Mudanças climáticas favorecem avanço da resistência a antibióticos, diz estudo

Estudo liga mudanças climáticas ao avanço da resistência a antibióticos e alerta para riscos à saúde pública global.

O vale-tudo da politiquice

O velho vício da politiquice brasileira continua operando da...

Ação pede banimento do glifosato e pressiona Anvisa por reavaliação 

Ação do MPT pede o banimento do glifosato no Brasil e alerta para riscos à saúde de trabalhadores rurais e ao meio ambiente.