Cientistas criam método para conversão de plástico em hidrogênio

Pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido, em parceria com cientistas chineses e sauditas, desenvolveram um método para converter resíduos de plástico em hidrogênio que pode ser usado como combustível limpo. A conversão foi feita a partir de um novo tipo de catálise realizada por microondas, que permite retirar o hidrogênio dos polímeros. De acordo com os autores, o processo representa uma solução potencialmente atraente para o problema dos resíduos plásticos: ao invés de poluir a terra e os oceanos, os plásticos podem ser utilizados como matéria-prima valiosa para a produção de hidrogênio limpo e produtos de carbono com valor agregado.

No processo, o plástico é pulverizado e misturado mecanicamente com um catalisador suscetível a microondas de óxidos de ferro e alumínio. Em seguida, ele é submetido a tratamento de microondas, criando um grande volume de gás hidrogênio e materiais residuais. Isso permitiria extrair mais de 97% do hidrogênio presente no plástico em um curto espaço de tempo.

O estudo que sintetizou essas descobertas foi publicado na revista Nature Catalysis.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Conheça os fungos que brilham no escuro e intrigam cientistas

Fungos que brilham no escuro revelam estratégias da biodiversidade, atraem insetos, dispersam esporos e inspiram pesquisas científicas.

No país que acolhe o negacionismo climático, a copa do mundo será a copa das emissões

"Até que ponto a sustentabilidade continuará sendo apresentada como...

Amazônia Inteligente e sua vocação para a modernidade

"O futuro da Amazônia não será definido apenas pela...

Veículos elétricos na China evitam 262 mil mortes, aponta estudo 

Veículos elétricos na China reduzem poluição do ar e ajudam a evitar milhares de mortes prematuras, aponta estudo em 150 cidades.