CEO da Petrobras diz que Brasil precisa decidir se quer explorar Foz do Amazonas

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, diz que a iniciativa é de encontrar petróleo na Foz do Amazonas, tida como “novo pré-sal”. Meio Ambiente diz precisar de mais estudos de impacto ambiental.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirma que o país precisa decidir, afinal, se quer explorar a Foz do Amazonas. Em entrevista à Bloomberg Línea, afirmou que “o Estado brasileiro terá que decidir se isso vai adiante ou não”.

— “Tudo o que estamos tentando fazer é encontrar petróleo”. O executivo defendeu que “podemos ser os últimos a produzir petróleo no mundo”, ao comentar as estratégias da Petrobras para a transição energética: manter os investimentos em óleo e gás – e ampliar fronteiras exploratórias –, financiando novos segmentos na área de energia.

CEO da Petrobras diz que Brasil precisa decidir se quer explorar Foz do Amazonas
Jean Paul Prates: país precisa decidir se quer explorar Foz do Amazonas, na margem equatorial. Na imagem: Jean Paul Prates, presidente da Petrobras indicado por Lula em 2023 (Foto: Petrobras)

Semana passada, o MME lançou o Potencialize E&P, programa destinado a estimular o aumento das atividades de exploração e produção no país. A pasta reitera a expectativa de a Petrobras obter a licença para perfurar na Foz do Amazonas.

— O ministro Alexandre Silveira disse que explorar a margem equatorial é garantir um “passaporte para o futuro” para as regiões Norte e Nordeste. Para o ministro, a região é o “novo pré-sal” do Brasil.

Foz do Amazonas Ilustracao jornal.usp .br .
Ilustração, jornal.usp.br.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendem mais estudos e uma avaliação ambiental estratégica na região. Medida pode implicar na contratação de estudos prévios, antes de uma decisão sobre a campanha da Petrobras.

Fonte: EPBR

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Primeiro leilão de baterias impulsiona indústria nacional e geração renovável

Leilão de baterias prioriza indústria nacional e projetos em MG e no Nordeste para ampliar armazenamento de energia limpa no Brasil.

Folclore amazônico revela como lendas ajudam a proteger a biodiversidade 

Folclore amazônico revela como lendas sobre rios, florestas e animais ensinam limites, preservação da biodiversidade e respeito à natureza.

PARA A ABRACICLO, O MAIO AMARELO É PROGRAMA DO ANO INTEIRO, DA VIDA INTEIRA

Para a entidade Abraciclo, representante de um setor fabril...

Biotecnologia na Amazônia: sem articulação, o potencial não vira poder

"Não existe tecnologia sem ciência, sem prática e sem...

Inteligência Artificial ganha espaço na Amazônia com nova edição do BDXP

"Terceira edição do Bemol Digital Experience discute os impactos...