Celso Moretti parabeniza iniciativa de descarbonização da agricultura brasileira

“Não tenho dúvida de que é mais um passo acertado que o Brasil dá na direção da sustentabilidade do setor agropecuário.” Foi o que disse Celso Luiz Moretti, presidente da Embrapa, em participação na live de lançamento do Plano Nacional de Adaptação e Mitigação de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (ABC+ 2020 – 2030), realizado nesta terça-feira (20) e com vigência até 2.030. Segundo Moretti, o avanço do chamado Plano ABC+ é uma estratégia necessária e urgente. “O mundo está de olho na questão da emissão de gás de efeito estufa e na gestão da paisagem que têm essas estratégias integradas para gestão de propriedade rural”, contou o presidente. 

O dirigente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ainda reforçou que a instituição se comprometeu, por meio de metas no seu novo Plano Diretor, a contribuir para o avanço da descarbonização da agricultura no Brasil. Entre essas metas está a proposta de até 2025 incrementar em 10 milhões de hectares as áreas com plantios em sistemas de integração, lavoura, pecuária e floresta. “A Embrapa fez compromissos assertivos voltados para a agenda da descarbonização da agricultura e esses compromissos estão consignados no nosso 7º plano diretor, que foi lançado em novembro do ano passado”, explica Moretti.

O VII Plano Diretor da Embrapa 2020-2030 da Embrapa está disponível para download aqui.

O que é o Plano ABC+ ?

O ABC+ é a atualização do Plano ABC, executado de 2010 a 2020, que se tornou referência mundial de política pública para o setor agropecuário. Tem como objetivo avançar nas soluções tecnológicas sustentáveis para a produção no campo e a melhoria da renda do produtor rural, com foco no enfrentamento da agropecuária às mudanças do clima. Foi elaborado após ampla consulta a técnicos, pesquisadores, consultores e outros parceiros. O trabalho foi iniciado em julho de 2020 sob a liderança da Coordenação-Geral de Mudanças do Clima (CGMC), do Departamento de Produção Sustentável (Depros) do Mapa.

A live foi conduzida pela ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no canal oficial do Ministério no Youtube, e contou com a presença de diversos representantes do governo e de organizações agropecuárias.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Plano ABC+.

Fonte: Embrapa

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Conheça as propostas dos candidatos ao governo do Maranhão 2026

Compare as propostas dos candidatos ao governo do Maranhão em 2026 para bioeconomia, energia, desmatamento, povos originários e adaptação climática.

Economia do Amazonas recupera o fôlego e PIM chega a R$ 143 bilhões – Parte I

O Painel da Economia Amazonense registra reação da atividade em julho, impulsionada pela indústria. O faturamento cresce, as motocicletas ampliam a produção e os condicionadores de ar ensaiam recuperação, embora os indicadores acumulados ainda revelem perdas.

Quem não tem competência não se estabeleça

"O Brasil precisa de uma Presidência capaz de reunir...

Estiagem exige que o Amazonas transforme contingência em política permanente

Ao reunir operadores portuários, aeroporto e Receita Federal, o CIEAM amplia uma discussão que precisa alcançar o planejamento e o orçamento estadual. As secas recentes e os cenários para 2026 justificam soluções de longo prazo para a indústria e as comunidades do interior.

O voto e a responsabilidade de representar

A liberdade de escolher nossos representantes exige atenção à...