"A Reforma Tributária, embora tenha tentado preservar mais amplamente a ZFM, não atingiu o objetivo em sua plenitude, deixando vulnerável a produção industrial em Manaus ao longo das próximas décadas. Existem empresas no PIM que estrategicamente mantêm plantas fora da ZFM por falta de confiança no regramento brasileiro, para as quais possam migrar mais rapidamente se o cenário de vantagens fiscais do PIM se modificar. Nem duas BR 319 vão impedir a decisão"
O responsável pela coordenação da Comissão de Tributos, Jeanete Portela, tem assento no colegiado da Confederação da Indústria, através da FIEAM, enquanto o CIEAM...
O contexto do “verde” como anunciado trará para o Amazonas um futuro tanto promissor quanto complexo e até com alguma restrição de certeza, ampliando a até agora insolúvel insegurança jurídica da ZFM. Os povos da Amazônia, mais uma vez, não foram ouvidos, embora ainda haja tempo.
Calor extremo já mata uma pessoa por minuto e gera impactos na saúde, economia e meio ambiente. No Brasil, a média anual de mortes ligadas ao calor chegou a 3.600 por ano em 2021.