Ao contrário de garrafas e itens maiores, o glitter é composto por micropartículas, difíceis de recolher, varrer e filtrar nos sistemas de tratamento de água.
Essa iniciativa em prol de um carnaval sustentável reduz a quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, aliviando o sistema de gerenciamento de resíduos urbanos.
O objetivo central é mobilizar a sociedade civil para estimular a reciclagem, o reaproveitamento de materiais descartados durante a festa, fazendo o carnaval sustentável ser um ícone de responsabilidade ambiental.
Os acessórios feitos a partir de fantasias de Carnaval são da Usebasha, marca carioca criada pela empreendedora Giselle Ondeza, fã de carteirinha da época de folia
Atualmente, o empreendimento de produtos feitos com rede de pesca já conta com o trabalho de 22 pessoas, incluindo costureiros, gerando emprego e renda para a comunidade local.
A descoberta de uma nova espécie de inseto em uma unidade de conservação reforça ainda mais a importância dessas áreas para a conservação da biodiversidade.