Há uma oportunidade nacional de sair do maniqueísmo que coloca empreendedores amazônicos como vilões. Podemos entregar maior abundância e prosperidade ao mesmo tempo que entregamos mais Amazônia à próxima geração.
Essa prática tradicional permite a produção da erva-mate, utilizada para chimarrão, tererê e mate, de forma integrada e harmoniosa com outras espécies florestais, frutíferas e medicinais da região.
O viveiro atende às demandas da região e reduz custos e perdas relacionadas à logística, com capacidade para produzir 330 mil mudas de café agroflorestal por ano
A monocultura de café em Una, Bahia, cresceu de 25 para 119 hectares entre 2008 e 2022, gerando preocupações ambientais. Saiba como produtores defendem suas práticas e as alternativas sustentáveis propostas para proteger a biodiversidade local.
A restauração da Caatinga pode trazer benefícios econômicos e ambientais, revitalizando áreas degradadas e proporcionando empregos e sustentabilidade para as populações locais.
Beneficiando 83 famílias com práticas sustentáveis e certificação orgânica, Idesam atinge um marco significativo na restauração ambiental com a expansão de 75 hectares de café em sistemas agroflorestais