Conheça as araras resgatadas do tráfico que foram reabilitadas e levadas a parque no Paraná

Vítimas de maus-tratos, desnutrição e desidratação, as araras resgatadas foram inicialmente encontradas em condições precárias entre 163 aves apreendidas em 2024

Oito araras-vermelhas resgatadas do tráfico em Guararema (SP) tiveram um desfecho positivo após seis meses de reabilitação no Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras-SP). Vítimas de maus-tratos, desnutrição e desidratação, elas foram inicialmente encontradas em condições precárias entre 163 aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental em outubro de 2024.

Uma equipe especializada de veterinários, biólogos, tratadores e técnicos trabalhou por seis meses no Cetras-SP para garantir a recuperação das araras logo após o resgate. O tratamento incluiu cuidados médicos, alimentação adequada e readaptação ao convívio em grupo.

Na noite de 31 de março, as araras foram transportadas com segurança para o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, onde continuarão o processo de reabilitação e conservação, garantindo uma nova chance de vida no meio ambiente.  Elas terão uma nova vida, convivendo com outras aves também resgatadas do tráfico e contribuindo para os esforços de conservação da espécie. 

Araras resgatadas do tráfico em SP são reabilitadas e levadas a parque no PR.
Araras resgatadas do tráfico em SP são reabilitadas e levadas a parque no PR | Foto: Divulgação/SEMIL

“Quando essas araras chegaram ao Cetras-SP, eram filhotes, ainda sem penas, e estavam em condições muito delicadas, muitas delas desidratadas e debilitadas. Nosso trabalho foi garantir que elas tivessem uma recuperação completa para poderem voltar a viver em grupo, como na natureza”, afirma Liliane Milanelo, coordenadora do Cetras-SP.

O tráfico de animais silvestres, uma das maiores ameaças à biodiversidade do Brasil, impacta milhares de espécies — somente em 2024, o Cetras-SP recebeu mais de 5 mil vítimas desse crime. Muitas não conseguem retornar à natureza, permanecendo em cativeiro por causa de danos irreversíveis. Segundo o centro, a população pode ajudar denunciando o tráfico e evitando a compra de animais sem procedência legal.

8763544881 4e8b44a6a5 c 768x513 1
Foto: Sergey Pisarevskiy

Denúncias e solicitações de resgate, dentro e fora de SP, podem ser feitas nos seguintes canais:  

  • Cetras-SP: (11) 2823-2272 – WhatsApp
  • Polícia Militar Ambiental: Link
  • Ibama: 0800 061 8080
  • Emergências: Ligue 190
  • Prefeitura de São Paulo: 156
  • Contatos no interior de São Paulo: clique aqui
Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

ANOTAÇÕES PARA O NOVO LUSTRO DA ECONOMIA BRASILEIRA: 2026 A 2030 -A GRANDE TRANSFORMAÇÃO – Parte VIII

Economia brasileira pressionada por sistemas empresariais mal estruturados, crescimento...

Congresso acelera debate sobre mineração em terras indígenas após decisão do STF

Decisão judicial expõe disputa entre interesses econômicos, direitos indígenas...

Entre impostos , dívidas e apostas, a renda encurta 

“O Brasil entrou em uma fase curiosa e preocupante...

A Amazônia diante de um mundo em ruptura

Geopolítica instável, economia sob pressão e inteligência artificial reconfiguram...