Amazônia não é trivial e não basta doar dinheiro, diz presidente do Bradesco

“A Amazônia não é um desafio trivial”, afirmou o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari, em entrevista ao ‘Poder em Foco, nesse domingo, 9, no SBT. Lazari citou que a extensão de 5,5 milhões de quilômetros quadrados da região a torna diferenciada e que o governo federal entendeu isso. “Está clara essa disposição do Governo”, disse. 

Lazari ressaltou, porém, que não existem ainda no país projetos estruturantes para a Amazônia no tamanho ou dimensão necessários e cobrou maior participação da iniciativa privada. “Porque não basta doar um pouco de dinheiro. Nós temos que levar projetos para poder desenvolver, por exemplo, a monocultura de cacau, a monocultura de açaí. Se a pessoa conseguir produzir e tirar o seu sustento da terra, ela não tem porque ir para dentro da floresta derrubar madeira e vender para o seu sustento”, disse.

No final de julho, executivos dos três maiores bancos privados do Brasil (Itaú, Bradesco e Santander) tiveram reunião com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, para discutir a criação de um fundo para a região. Octavio de Lazari foi um dos participantes. “O que eles precisam e a gente vai ajudar, é a gente estruturar, organizar esse trabalho dentro da Amazônia”.

Octavio de Lazari Presidente do Bradesco Credito Divulga%C3%A7%C3%A3o SBT 1
(Foto: Octavio de Lazari (à direita) com o jornalista Fernando Rodrigues (Foto: SBT/Divulgação)

Retrocesso

O executivo do Bradesco destacou que outro desafio do Brasil é retomar o equilíbrio fiscal. Ele ressaltou a necessidade de o governo manter o teto de gastos, de não ceder às pressões para ampliação das despesas no pós-pandemia e fazer a reforma tributária. Lazari não concorda, porém, com a ideia da equipe econômica de criar um imposto sobre transações digitais. Para ele, isso será um retrocesso.

“Nós vamos perder toda essa digitalização que conquistamos ao longo do tempo. Vai ser natural que as pessoas queiram fazer as suas transferências em dinheiro para não pagar esse imposto. Então eu acho que não seria o mais adequado para o país”, concluiu.

Fonte: Amazonas Atual

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

“O AMAZONAS espera que cada um cumpra o seu dever”

Parodiando o Almirante Barroso, frente à famosa Batalha de...

O debate fiscal visto da Amazônia 

“A dívida pública e o país que fica fora...

Petrobras registra 3ª descoberta de petróleo na Foz do Amazonas

Petrobras registra terceira descoberta de petróleo na Foz do Amazonas, no poço Morpho, e conclui a perfuração na costa do Amapá.

Governo prevê rastrear máquinas para combater garimpo ilegal na Amazônia

Nova regra prevê rastrear máquinas para combater o garimpo ilegal na Amazônia, enquanto falhas no controle de combustíveis desafiam a fiscalização.

Indicado a secretário de Meio Ambiente do Pará tem autuação por desmatamento

Futuro secretário de Meio Ambiente do Pará foi multado em R$ 3,4 milhões por desmatamento e indiciado pela PF por dificultar fiscalização.