Amazônia: laboratório do futuro ou celeiro de matéria-prima

Coluna Follow-Up

O debate sobre o futuro da Amazônia voltou à pauta nacional nesta semana em Brasília com uma pergunta recorrente: por que uma região com a maior biodiversidade do planeta ainda não se tornou uma potência global em bioeconomia?

A resposta mais comum aponta para a falta de inovação. Cientistas lembram que a floresta abriga cerca de 50 mil espécies de plantas, das quais aproximadamente 16 mil são árvores. 

Estimativas do Banco Mundial indicam que manter a floresta em pé poderia gerar algo como US$ 317 bilhões por ano em valor econômico global.

Apesar disso, a economia brasileira continua fortemente dependente de commodities de baixo valor agregado. Madeira, mineração, soja e pecuária ainda dominam a pauta exportadora. A riqueza biológica permanece subutilizada.

Esse diagnóstico, porém, ignora um elemento central da equação amazônica.

A Amazônia já possui uma das maiores infraestruturas de financiamento tecnológico do país. E ela foi construída pela indústria instalada no Polo Industrial de Manaus.

Todos os anos, bilhões de reais são direcionados para ciência, tecnologia e inovação por meio de mecanismos como a Lei de Informática, os fundos de PD&I e as contribuições obrigatórias para instituições de pesquisa. 

Pródigos recursos alimentam universidades, institutos tecnológicos e programas de desenvolvimento científico.

Ou seja, o problema não é ausência de recursos ou de base científica. O problema é que o sistema ainda não foi plenamente orientado para transformar conhecimento em cadeias produtivas da floresta.

Existe um descompasso entre três mundos que deveriam funcionar de forma integrada: a biodiversidade amazônica, a capacidade científica instalada e a base industrial capaz de escalar soluções.

A floresta oferece os ativos biológicos. A ciência produz conhecimento.

A indústria domina os processos de engenharia, escala produtiva, certificação e acesso ao mercado.

O desafio estratégico é conectar essas três dimensões.

Isso significa organizar um novo ciclo de desenvolvimento baseado na chamada inteligência florestal. Um sistema que combine conhecimento tradicional dos povos da Amazônia, pesquisa científica avançada e capacidade industrial para transformar ativos biológicos em produtos de alto valor agregado.

leo visions afAnY5KXLrM unsplash 1
Foto: Leo Visions/Unsplash

Teimosamente, o Polo Industrial de Manaus assume o protagonismo de quem produz na Amazônia há 60 anos

Além de sua capacidade tecnológica acumulada em setores como eletroeletrônicos, duas rodas e bens de informática, o polo financia uma rede crescente de centros de pesquisa, incubadoras e programas de inovação. Com planejamento adequado, essa estrutura poderia irradiar novos polos tecnológicos voltados às vocações regionais.

Parques tecnológicos dedicados a biotecnologia, alimentos funcionais, cosméticos, biofármacos e novos materiais poderiam surgir conectados às cadeias produtivas da floresta.

A Amazônia deixaria então de exportar apenas matéria-prima e passaria a exportar conhecimento incorporado em produtos.

Isso exige decisões de política pública, coordenação institucional e visão estratégica de longo prazo. Não se trata apenas de incentivar pesquisas isoladas, mas de organizar um sistema de inovação capaz de transformar biodiversidade em prosperidade sustentável.

Os recursos existem. A ciência também.

Talvez esteja faltando apenas aquilo que a história econômica sempre exigiu para transformar potencial em desenvolvimento: decisão política e capacidade de execução.

E, nesse ponto, a indústria da Amazônia já demonstrou que pode ser parte da solução.

A COP30, realizada em Belém em novembro de 2025, consolidou um consenso internacional: a Amazônia precisa de uma economia capaz de manter a floresta em pé gerando prosperidade.

Esse consenso, no entanto, traz uma responsabilidade concreta para o Brasil. Não basta afirmar a centralidade da bioeconomia nos discursos internacionais. É preciso construir as condições produtivas que tornem essa economia viável.

A Amazônia já dispõe de três ingredientes preciosos e raros no cenário global: a maior biodiversidade do planeta. Uma base científica respeitada internacionalmente. E possui uma infraestrutura industrial que, há décadas, financia pesquisa, tecnologia e inovação.

O Polo Industrial de Manaus, muitas vezes lembrado apenas por sua produção de bens manufaturados, é também um dos principais financiadores da ciência aplicada no país. Recursos oriundos da indústria alimentam universidades, institutos tecnológicos e programas de desenvolvimento científico que sustentam boa parte da capacidade de pesquisa instalada na região.

O que começa a emergir agora, em iniciativas – mais uma – como o debate nesta semana entre o CIEAM e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, é o propósito de organizar esses elementos em torno de um novo ciclo econômico.

Adensar cadeias produtivas, modernizar marcos regulatórios, integrar cooperativas, fortalecer a bioindústria e estruturar cadeias de fornecimento capazes de transformar biodiversidade em produtos de alto valor agregado.

Essa agenda engloba planejamento, coordenação institucional e visão estratégica

Exige também reconhecer que a bioeconomia amazônica não surgirá apenas da floresta ou da ciência isoladamente. Ela dependerá da convergência entre conhecimento tradicional, pesquisa científica e engenharia industrial.

É nesse ponto que o Polo Industrial de Manaus está exercendo um papel decisivo.

Se a biodiversidade fornece os ativos biológicos e a ciência produz conhecimento, é a indústria que domina a escala produtiva, a engenharia de processos, a certificação e o acesso aos mercados globais.

A pergunta agora é prática.

O Brasil terá a capacidade de organizar sua biodiversidade, sua ciência e sua indústria para construir uma economia da floresta?

Ou continuará assistindo ao mundo transformar ativos amazônicos em riqueza fora da Amazônia?

A resposta a essa pergunta começa a ser escrita agora. E depende menos de discursos e mais de decisões.


Follow-Up é publicada às quartas, quintas e sextas feiras no Jornal do Comércio do Amazonas, sob a responsabilidade do CIEAM e coordenação editorial de Alfredo Lopes, BrasilAmazoniaAgora

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal Brasil Amazônia Agora

Artigos Relacionados

A insensatez de incendiar a floresta que abastece o Brasil

Com a chuva gerada pela Amazônia avaliada em mais...

Desmatamento na Amazônia atinge menor nível em 41 anos, aponta MapBiomas

Desmatamento na Amazônia cai ao menor nível em 41 anos, com 693 mil hectares perdidos em 2025, aponta MapBiomas.

Incêndios no Amazonas: Abin entra na investigação para apurar suspeita de ação organizada

Ministro aponta suspeita de ação organizada nos incêndios no Amazonas. Força-tarefa abre 120 procedimentos para investigar possíveis crimes.

Promessa de Flávio Bolsonaro contra desmatamento contrasta com atuação no Senado

Flávio Bolsonaro promete zerar o desmatamento ilegal até 2029, mas apoiou e promoveu medidas que reduzem a proteção ambiental.

As miragens de Trump e a conta para o Brasil

"Os Estados Unidos acumulam uma década de superávits comerciais...