Alunos processam grandes universidades dos EUA por investimentos em energia fóssil

Estudantes das universidades Yale, MIT, Princeton, Stanford e Vanderbilt apresentaram queixas legais contra suas faculdades por violação de uma lei de gestão prudente de fundos institucionais. As universidades investiram em empresas de combustíveis fósseis – responsáveis ​​pela emergência climática, informam The Guardian e Washington Post.

Segundo o argumento das queixas, a lei impõe o dever legal de colocar o interesse público em primeiro lugar e essas universidades estão deixando de fazê-lo por investir em empresas de combustíveis fósseis que causam danos ao meio ambiente e à saúde.

Já o fundo de pensão dos profissionais de saúde holandeses, PFZW – com 278 bilhões de euros em ativos – declarou que “desinvestiria” até 2024 de qualquer empresa de combustíveis fósseis que não tenha uma estratégia “convincente e verificável” para atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris. A Reuters diz que a decisão da PFZW segue movimentos semelhantes aos de outros gestores de ativos no sentido de revisar a maneira como investem como parte de um esforço global para atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050.

Em tempo:  A comunidade maia Q’eqchi’, de Agua Caliente, na Guatemala, está levando o governo ao tribunal em um caso que pode reconhecer o direito dos Povos Indígenas a controlar os recursos de petróleo, gás e mineração em suas terras, informa Climate Change News.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Chegou a hora de cuidar de nós

Durante muito tempo esperamos que o restante do país...

Flores venenosas podem inspirar remédios contra dor, câncer e malária

Flores venenosas ajudam cientistas a reproduzir moléculas com potencial para desenvolver medicamentos e soluções agrícolas mais sustentáveis.

Projeto prevê recuperar 600 mil hectares de vegetação nativa

Projeto Restaura Biomas pretende recuperar 600 mil hectares de vegetação nativa nos seis biomas brasileiros até 2030.

Quando a Amazônia deixa de produzir seu próprio alimento

"Na Amazônia, essa escolha ajudará a definir se a...

Idesam divulga selecionados para etapa do Desafio Bioinovação Amazônia

Idesam divulga os 50 selecionados do Desafio Bioinovação Amazônia, que desenvolverão soluções sustentáveis para a sociobiodiversidade.