Agricultura mundial em perigo: o alerta vem da Holanda

Fazendeiros holandeses seguem protestando contra medidas do governo que, na tentativa de combater a poluição, pode levar à extinção de fazendas de produção no país

Vem da Holanda um alerta grave: 30% das fazendas holandesas de produção agropecuária desaparecerão em menos de três anos, se for cumprida a determinação dos ministérios da Natureza e da Agricultura de reduzir em 12%, até 2030, a poluição baseada em nitrogênio.

Nas áreas vizinhas ao que lá se denomina “habitats vulneráveis”, essa redução alcançará 95% e sua imediata consequência será a extinção de fazendas. 

O confisco de fazendas pelo governo holandês, segundo a mídia do país, não está descartado.

No recente mês de junho, houve na Holanda violentos protestos de fazendeiros contra essas medidas. A reação dos fazendeiros teve apoio popular. A população apoiou os protestos, incluindo o fechamento dos portos pesqueiros no país.

Os agricultores liderados por uma mulher — Sieta van Keimpema, presidente do “Farmers Defence Force” (Força de Defesa dos Fazendeiros) – seguem protestando.

O discurso do governo é no sentido de que é preciso criar uma nova agricultura, “menos intensiva e mais limpa”. Na prática, isto quer dizer menos agricultura, que, em tradução de arquibancada, significa que as empresas terão uma só alternativa: reduzir a produção ou fechar suas portas.

Na Holanda os fazendeiros, também com apoio popular, criaram um partido político, o Movimento Agricultor Cidadão. 

Com apenas 12,7 milhões de habitantes, a Holanda – oficialmente denominada Países Baixos – é uma potência agrícola exportadora. Tem 4 milhões de cabeças de gado, 12 milhões de porcos e 100 milhões de galinhas. Abastece boa parte do mundo com suas exportações, que agora estão ameaçadas pelas limitações impostas pelos ministérios da Natureza e da Agricultura.

Mas, atenção! O que se passa na Holanda ameaça estender-se para o resto da Europa e, também, para outros países onde a agropecuária é forte e importante, como o Brasil. 

Se essas restrições se ampliarem, como ficará a produção de alimentos e o abastecimento do mundo? Neste momento, por causa da guerra na Ucrânia, parte da população do planeta já sofre com a falta de comida – em alguns países africanos isto já é visível. 

Texto publicado originalmente em Diário do Nordeste

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Inmetro reposiciona a regulação como aliada da competitividade na Amazônia

"Aproximação com o Polo Industrial de Manaus, expansão da...

Do silêncio à dignidade: dois anos de escuta, compromisso e transformação

"Dois anos de escuta que transformam silêncio em proteção,...

Facções na Amazônia transformam crimes ambientais em negócio lucrativo

Estudo revela como facções na Amazônia exploram crimes ambientais, ampliam lucros ilegais e intensificam conflitos e impactos socioambientais.

Entenda como o futuro do planeta passa pela mineração em terras indígenas

Mineração em terras indígenas cresce com demanda por minerais críticos e expõe conflito entre clima, economia e direitos territoriais no Brasil.