Ação interministerial realiza vacinação dos indígenas do Alto Rio Negro, no AM

Uma ação interministerial, envolvendo os ministérios da Defesa (MD) e da Saúde (MS), permitiu, nesta quarta-feira (03), que os indígenas do Alto Rio Negro, no Amazonas, recebessem a primeira e a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus.

A população indígena da região está apta a receber 11.500 doses da vacina. Até o momento, 7.201 indígenas já foram vacinados, sendo 6.251 nos arredores do município de São Gabriel da Cachoeira. Desse total, mais de 900 índios receberam a 2ª dose da vacina.

Para que a vacinação fosse possível, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) teve que contar com o apoio de transporte e instalação das Forças Armadas. O Ministério da Defesa mobilizou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e helicópteros do Exército Brasileiro (EB). Além disso, antes da aplicação, as vacinas foram armazenadas no Pelotão Especial de Fronteira (PEF) de Yauaretê, na cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Foto 2 matéria Fabrício.jpg

O agente indígena de saúde Jovino Pinoa Socot, da etnia Hupdah, ressaltou a importância da campanha de vacinação na aldeia de Taracuá Igarapé. “Eu agradeço a todas as pessoas que vieram aqui para a nossa comunidade trazer a vacina. Esse trabalho está dando um apoio importante para a gente. Graças a Deus vocês chegaram”, disse.

São Gabriel da Cachoeira, no Noroeste do Amazonas, serve de base para o atendimento indígena na região conhecida como Cabeça do Cachorro. O município chama a atenção por ser o local com a maior proporção de índios no Brasil. No total, 90% dos moradores são de uma das 23 etnias presentes na região. É lá que se encontra a 2ª Brigada de Infantaria de Selva e mais sete Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) que estão rodeados de comunidades indígenas. O apoio prestado pela Força Terrestre é fundamental para a vacinação nas regiões de acesso mais difícil.

Foto 4 Fabrício.jpg

“Hoje, nós temos cerca 150 homens e mulheres da 2a Brigada de Infantaria de Selva envolvidos diretamente na vacinação das aldeias de Taracuá Igarapé e Santo Atanásio. A Covid-19 é um inimigo a ser vendido e nós venceremos”, afirmou o Coronel Sylvio Doktorczyk, Chefe do Estado-Maior da 2ª Brigada de Infantaria de Selva.

Por Capitão-Tenente(T) Fabrício Costa

Fonte: Ministério da Defesa

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Educar para cuidar: uma aliança pela vida na Amazônia

"Educar para cuidar da Amazônia é preparar nossa sociedade...

Apesar do frenesi cotidiano, sempre é tempo de celebrar 

"Reconhecer a contribuição de quem trabalha e produz na...

Os saguis que nasceram para ajudar a salvar uma espécie da Mata Atlântica

Espécie de sagui ameaçada de extinção tem dois filhotes no RS. Nascimento integra programa de conservação do sagui-da-serra-escuro.

O consumidor se preocupa, muda de hábito e ainda erra qual produto polui menos – Coluna Negócios Sustentáveis

Uma pesquisa da Bain em cinco países mostra que 90% dos brasileiros se dizem preocupados com o ambiente. Com dois selos amazônicos em construção, o desafio de quem vende a origem da floresta deixa de ser convencer e passa a ser explicar.

Novo mandato de Lula terá Congresso mais hostil à agenda ambiental

Novo mandato de Lula deve enfrentar maior resistência no Congresso para avançar em políticas ambientais e proteger Terras Indígenas.