Nível é similar ao registrado no mesmo período de 2021; fabricantes revisam seu mix de produção para se adequar à demanda
Nos primeiros cinco meses deste ano, as fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 287.534 unidades. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é muito próximo ao registrado no mesmo período de 2021, quando saíram das linhas de montagem 288.943 bicicletas.
Em maio, foram produzidas 56.845 bicicletas, o que corresponde a uma alta de 19,2% na comparação com abril (47.670 unidades). Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve recuo de 14,9% (66.760 bicicletas).
O vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, afirma que a indústria de bicicletas está revisando o seu mix de produção para se adequar à demanda do mercado. “A procura por modelos de maior valor agregado aumentou bastante, e isso tem exigido que as fabricantes ajustem suas linhas de produção e toda a cadeia logística”, explica.
De acordo com Gazola, a readequação das linhas de produção acontece no mundo todo. “A bicicleta está cada vez mais presente na vida das pessoas. Com isso, surgem novos perfis de consumidores e a indústria está atenta para atendê-los”, diz. “Antes a procura era maior pelos modelos de entrada. Hoje, a demanda é pelos de médio e alto preço”, completa.
Produção por categoria
A bicicleta elétrica foi a categoria que registrou maior crescimento porcentual no acumulado do ano. De janeiro a maio, foram fabricadas 4.319 unidades, alta de 33,2% na comparação com o mesmo período do ano passado (3.242 bicicletas).
“Apesar do volume ainda ser pequeno, essa categoria mostra tendência de alta. De janeiro a maio de 2019, por exemplo, elas representavam 0,3% da produção. Hoje, já são 1,5% do total produzido”, afirma Gazola. Para este ano, a perspectiva é de que sejam fabricadas 15 mil unidades, o que representa um aumento de 45,7% na comparação com 2021. “Sabemos que o custo da bicicleta elétrica ainda é elevado. No entanto, à medida que a indústria for ganhando em escala, a tendência é de preços mais competitivos”, completa.
Já em números absolutos, a categoria mais produzida nos cinco primeiros meses do ano foi a Moutain Bike (MTB), com 186.685 unidades, o que corresponde a 64,9% do volume total.
No ranking mensal de produção, a liderança também é da MTB, com 36.969 unidades e 65% do total. Na sequência, ficaram a Urbana/Lazer (14.070 unidades e 24,8% da produção) e Infantojuvenil (3.596 bicicletas e 6,3%).
Frases – Cyro Gazola
Vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo
“A produção de bicicletas totalizou 287.534 unidades no acumulado do ano. O volume é muito próximo ao registrado no mesmo período de 2021, que foi de 288.943 bicicletas.”
“A indústria de bicicletas está revisando o seu mix de produção para se adequar à demanda do mercado. A procura por modelos de maior valor agregado aumentou bastante e isso exige que as fabricantes ajustem suas linhas de produção e toda a cadeia logística.”
“A bicicleta está cada vez mais presente na vida das pessoas. Com isso, surgem novos perfis de consumidores e a indústria está atenta para atendê-los. Antes a procura era maior pelos modelos de entrada. Hoje, a demanda é pelos de médio e alto preço.”
“Apesar do volume de bicicletas elétricas ainda ser pequeno, essa categoria mostra tendência de alta. De janeiro a maio de 2019, por exemplo, elas representavam apenas 0,3% da produção. Hoje, já são 1,5% do total produzido.”
“O custo da bicicleta elétrica ainda é elevado. No entanto, à medida que a indústria for ganhando em escala, a tendência é de preços mais competitivos.”
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o desenvolvimento e o fomento do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.
Fonte: ABRACICLO
Comentários