Governo bate cabeça nas buscas por Bruno Pereira e Dom Phillips

Depois de atrasar as buscas e se omitir na resposta ao desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips no Vale do Javari, o governo federal conseguiu a proeza de ser ainda mais grosseiro e desrespeitoso com familiares e amigos da dupla. Nesta 2ª feira (23/6), os irmãos e a esposa de Dom receberam uma confirmação da embaixada brasileira em Londres de que dois corpos teriam sido encontrados na região em que eles desapareceram. No entanto, pouco depois, a Polícia Federal negou essa informação. Deutsche WelleEstadãog1 e UOL, entre outros, repercutiram essa confusão.

O desencontro de informações é apenas um reflexo da falta de coordenação nas buscas por Pereira e Phillips por parte do governo federal e, muito provavelmente, do desinteresse de alguns setores em Brasília com o caso. O próprio presidente da República brincou de “comentarista-geral”, dizendo que vísceras humanas supostamente encontradas no rio Itaquaí estariam sob poder da PF em Brasília para exame de DNA. “Estou acompanhando [as buscas por Dom Phillips e Bruno Pereira]. Agora, os indícios levam a crer que fizeram alguma maldade com eles. Foram encontradas vísceras humanas, que já estão aqui em Brasília para fazer o DNA”, disse o presidente. A PF, por sua vez, não confirmou essa informação. O falatório teve destaque na CBNEstadãoO GloboUOL e Valor, entre outros veículos.

Enquanto o governo se perde no diz-que-me-diz, o dia de ontem foi de poucas novidades factualmente confirmadas. As buscas continuam concentradas em pontos específicos nas margens do rio Itaquaí nas proximidades da comunidade São Rafael, o último ponto onde Bruno e Dom foram vistos antes de desaparecer no último dia 5. A Folha fez um mapa indicando os principais pontos de busca.

A Polícia Federal confirmou que objetos encontrados dentro de uma mochila amarrada em uma árvore sob um igarapé pertenciam aos dois desaparecidos. Já restos orgânicos potencialmente humanos encontrados na última 6a feira (10/6) seguem sendo analisados pela PF em Manaus, sem uma conclusão até ontem à noite.

Fonte: Clima INFO

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Abraciclo aposta no diálogo para recolocar a Amazônia no centro da agenda nacional

Infraestrutura aeroportuária, logística, integração regional e desenvolvimento sustentável estarão...

A próxima fronteira tecnológica da Zona Franca

O Polo Eletroeletrônico de Manaus já reúne as competências...

Eleições na Amazônia 2026: Apoio ao agronegócio compromete promessa de conservação em Mato Grosso 

Mato Grosso avança em bioeconomia e baixo carbono, mas pressão do agro desafia florestas, povos tradicionais e conservação ambiental.

O alerta Seráfico! 

Em mais um ensaio sobre Democracia, publicado em A...

José Alberto da Costa Machado e a inteligência de servir à Amazônia

Ele nos recorda uma lição simples e fundamental: o verdadeiro progresso continua sendo aquele que coloca o conhecimento a serviço das pessoas, da prosperidade e da floresta.