Boletim: Sem China, EUA e Índia, países fecham acordo global para eliminar o uso do carvão

Anunciado pelo governo britânico, acordo que elimina gradativamente o uso de carvão é lançado sem a assinatura dos principais países produtores e consumidores. Brasil também não aderiu

Um dos anúncios mais importantes gestados na Conferência do Clima (COP26) nesta quinta-feira (04) foi o acordo, ainda modesto, para eliminar o uso do carvão na energia entre a década de 30 e 40. Os países desenvolvidos que assinaram o acordo terão um tempo mais curto para cumpri-lo. Ao todo, 48 países aderiram ao documento.  

Os principais bancos internacionais se comprometem a encerrar o financiamento público internacional de novas usinas de carvão. Apesar de ser um passo muito importante para a superação do uso do carvão, países extremamente dependentes do combustíveis, como Estados Unidos, China e Índia, não aderiram ao acordo. Em conversa com Felipe Werneck, do Observatório do Clima, Peri Dias, da 350.org, analisa o 5ª dia da COP26. Ouça:

Fonte: O Eco

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Embrapa investiga como mudar a digestão do gado para reduzir emissões de metano 

Embrapa identifica alvos na microbiota do gado Nelore que podem ajudar a reduzir emissões de metano e melhorar a eficiência alimentar.

Lula assina decreto que põe minerais críticos no Brasil em ordem de prioridade

Lula define três níveis de prioridade para minerais críticos no Brasil, com critérios de abastecimento, relevância econômica e impacto ambiental.

Desastre de Mariana completa 11 anos com registros de peixes com tumores e deformidades

Onze anos após o desastre de Mariana, monitoramento registra tumores e deformidades em peixes, apesar da redução da contaminação.